Motor turbo: o que é, como funciona e quais as suas vantagens

O motor turbo está revolucionando o mercado automotivo com suas vantagens para condução, meio ambiente e economia. A tecnologia, mais eficiente que os tradicionais motores aspirados, deve estar presente em boa parte da frota de veículos do país muito em breve.

Mas afinal, você sabe o que é e como funciona esse motor turbinado? E quais são as suas reais vantagens proporcionadas? Vamos responder a essas dúvidas no texto abaixo. Continue a leitura e fique por dentro. 

O que é um motor turbo?

Em geral, as montadoras do país utilizam atualmente dois tipos de motores: os já tradicionais aspirados e os mais recentes, motores turbos. 

Basicamente, o motor turbo se difere pela capacidade de gerar um rendimento igual ou até superior de um motor aspirado com o mesmo número de cilindradas. 

Em outras palavras, podemos dizer que um motor turbo 1.0 pode competir, em acelerações e retomadas, com um motor 1.6.

Portanto, o grande diferencial dos motores turbos é a sua capacidade de gerar mais potência, sem necessariamente ter que aumentar o tamanho do equipamento e deixar que isso influencie no gasto de combustível, entre outras questões.

Como funciona um motor turbo? 

O seu funcionamento se dá através da alimentação de uma fonte de energia que é desperdiçada nos motores aspirados: o fluxo emitido pela expulsão dos gases de escape. 

Portanto, o que faz um motor turbo funcionar é a passagem dos gases obtidos através da queima da mistura entre ar e combustível. 

Composição dos motores turbinados

Composto por duas câmaras: caixa fria (compressor) e caixa quente (turbina). 

Dentro de cada uma dessas caixas há um rotor, que estão interligados em um mesmo eixo. O processo se iniciará na turbina (caixa quente), instalada no coletor de escapamento. Assim, quando os gases passam por ela isso faz com que o rotor comece a girar. 

Em resposta a esse movimento, o rotor da caixa fria também inicia o movimento de girar, já que ambos estão interligados por um eixo. Nesse momento, inicia-se a compressão. 

O rotor do compressor vai então captar o ar atmosférico, já filtrado, direcioná-lo sob pressão para a tubulação do sistema de admissão do motor. 

Portanto, diferentemente do que acontece com o motor aspirado, o turbocompressor consegue reaproveitar a energia que estaria sendo descartada pelo escapamento e utilizá-la para fazer o rotor do compressor girar. Este, por sua vez, pressuriza o ar que foi misturado ao combustível e o injeta no motor. 

Principais vantagens do motor turbinado

Veja abaixo quais são os benefícios de adquirir um veículo com motores turbinados.

Economia de combustível

Carros econômicos são sonhos de consumo de grande parte dos motoristas, não é verdade? E os motores turbinados oferecem essa maior eficiência, sem deixar de lado a potência. 

Com esse motor, o veículo tem mais facilidade para adquirir e manter a velocidade no trânsito, o que favorece tanto o conforto na condução, quanto a minimização do consumo de combustível. 

Mais amigável para o meio ambiente 

Um dos propósitos do motor turbo foi o de minimizar a emissão de gases poluentes por parte dos automóveis. 

Ele consegue esse feito justamente pela capacidade de aproveitar a energia dos gases de escape como forma de melhorar a eficiência do motor. 

Ganho de torque e potência 

Esse tipo de motor faz com que a curva de torque comece a subir muito antes do que acontece com um motor aspirado, se mantendo, portanto, linear por um maior número de rotações. Dessa forma, o motorista não precisa acelerar tanto o motor para conquistar força e velocidade com mais rapidez. 

É nesse sentido que eles são capazes de se equiparar com motores aspirados com um maior número de cilindradas. 

Condução esportiva

Outra vantagem muito satisfatória para muitos motoristas é a capacidade que o motor turbo tem de oferecer uma direção mais esportiva e agressiva. Em muitos casos, devido à sua potência superior, sua condução se assemelham a de modelos esportivos. 

Motor turbo da Fiat

A Fiat trouxe para o mercado duas versões de motores turbo, o 1.0 turbo que será inaugurado no Fiat Pulse, e o 1.3 turbo, lançado com a Nova Fiat Toro 2022. 

O 1.0 turbo mais potente do Brasil

O SUV da Fiat estreia o tão aguardado motor turbo flex, com tecnologia global, desenvolvido e produzido na fábrica de Betim. O motor promete trazer o melhor de dois mundos: mais potência com menor consumo de combustível.

A versão 1.0 turbo de três cilindros ainda não teve seu desempenho divulgado, mas, sites especializados em automóveis já divulgaram uma estimativa do que vem por aí. Acredita-se que o modelo atingirá cerca de 120 a 130 cv e cerca de 20 e 22 kgfm de torque. 

1.3 turbo mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil

 A nova Fiat Toro 2022 estreia o motor turbo flex 1.3 da Fiat.

São 185 cavalos de potência a 5.750 rpm e 270 Nm de torque a incríveis 1.750 rpm com etanol. Com gasolina, sua potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque.

A nova geração traz ainda versões com motor flex aspirado e diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas. Além de opções para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4×2 ou 4×4. 

Veja alguns dos destaques do motor turbo flex: 

  • O turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão leva a uma resposta mais rápida do propulsor;
  • O coletor de escapamento integrado reduz o turbo lag e o tempo de aquecimento do motor e do catalisador. Isso favorece o tempo de resposta e um menor consumo de combustível junto com uma rápida resposta ao controle de emissões;
  • Com válvula wastegate eletrônica, os propulsores trabalham ainda com um controle refinado da sobrealimentação, garantindo mais confiabilidade e uma dirigibilidade aprimorada.

Leia também: Motores Firefly da Fiat: conheça seus diferenciais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *