Motores Firefly da Fiat: conheça seus diferenciais

Os motores Firefly, desenvolvidos pela Fiat em 2017, inovaram o segmento com tecnologias inéditas criadas na fábrica de Betim, Minas Gerais. Os principais diferenciais desta motorização são o baixo consumo de combustível e o maior torque proporcionado.

O motor Firefly atualmente está presente nos modelos do Fiat Uno e Argo, além do Mobi, com a configuração 1.0 e Cronos e Nova Strada com a configuração 1.3.

Conheça detalhes sobre os motores FIREFLY da Fiat e saiba porque eles chegaram para levar o mercado de motores e peças automobilísticas a outro patamar.

O que são os motores Firefly?

Os novos motores Firefly são bicombustíveis e estão disponíveis em duas versões, 1.0 de 3 cilindros e 1.3 de 4 cilindros.

Construídos em bloco de alumínio, eles apresentam o maior torque do segmento aliado a baixo consumo de combustível e baixa emissão de gases poluentes. Eles são pequenos, mas poderosos.

Como declarou a Fiat em nota, “no motor 1.0 litro, são 10,9 mkgf a 3.250 rpm e, no 1.3 litro, 14,2 mkgf a 3.500 rpm. O elevado torque é distribuído desde as baixas rotações, diferenciando-se da grande maioria dos rivais multiválvulas, o que assegura prazer ao dirigir e notável eficiência energética”.

Como foram desenvolvidos os novos motores Firefly da Fiat?

Para desenvolver os motores, a Fiat estudou principalmente como o seu cliente dirigia seus carros. Diante deste estudo, foram definidas as demandas técnicas que precisam ser desenvolvidas e o que poderia ser feito para sanar as necessidades e fazer os motores serem atuais por mais tempo.

Como resultado, nasceu um motor que destaca pelo torque, baixo consumo de combustível e pela mecânica tecnológica, otimizada e inteligente.

As necessidades dos brasileiros e de outros públicos da América Latina foram as mais consideradas para o desenvolvimento dos novos motores. Por isso, os motores são preparados para diferentes ambientes, altitudes e temperaturas.

Desempenho dos motores Firefly

Os motores FIREFLY possuem duas válvulas por cilindro, o que aumenta a arrancada do carro. O baixo consumo de combustível foi pensado para situações de rodagem baixa a média.

Confira o que a Fiat fala sobre o desempenho dos novos motores em comparação com outros modelos maiores:

“Com duas válvulas por cilindro, seu desempenho geral se equipara ao da maioria dos motores quatro válvulas, como indicam os valores de potência máxima de cada um deles. No 1.0, três cilindros, são nada menos que 77 cv, que chegam a impressionantes 109 cv no quatro cilindros, o maior valor já alcançado em um motor 1.3 fabricado no Brasil, comparável até mesmo ao desempenho de alguns motores 1.6 litro. Em termos de potência específica (82 cv/l), o 1.3 supera todos os concorrentes do mercado de 1.2 até 1.6 litro naturalmente aspirados”.

Ainda de acordo com a Fiat, ambos os motores, 1.0 e 1.3, foram desenvolvidos para ter durabilidade mínima a 240 mil quilômetros.

Conceito modular: mecânica facilitada

Para os dois modelos de motores FIREFLY, 1.0 de 3 cilindros e 1.3 de 4 cilindros, foi adotado o mesmo tamanho de pistão de cilindro, assim como de biela, bronzinas e válvulas . Dessa forma, vários componentes dos motores podem ser compartilhados, o que facilita consideravelmente a manutenção.

Potência otimizada: motores mais inteligentes e econômicos

Quanto mais energia um motor exige para funcionar, menos potência e torque ele deve gerar. Com as novas soluções propostas pela tecnologia dos motores FIREFLY, o consumo de energia é baixo de forma a otimizar o funcionamento dos motores ao máximo. Como as válvulas são comandadas por um único eixo, ao contrário dos motores comuns, o FIREFLY consome cerca de metade da força em comparação com os concorrentes.

A palavra para o desenvolvimento das novas tecnologias é otimização. A tecnologia tradicional de motores foi otimizada de forma a exigir menos componentes e menos energia, tornando o “coração do carro” mais alinhado com a toda a inovação do setor automobilístico.

O motor tem partes importantes produzidas em alumínio, o que impulsiona seu funcionamento, pois exige menor tempo de aquecimento. O motorista ganha também em robustez e durabilidade.

Leia também: 10 dicas para economizar combustível

A inteligência está nos detalhes: vantagens dos motores firefly

Os motores FIREFLY são inteligentes, visam um novo patamar de desenvolvimento tecnológico de motores automobilísticos. A Fiat equipou os motores com tudo que o mercado precisava para evoluir.

Confira a lista das principais vantagens dos motores:

Modelo certificado

A nova família de motores é um projeto global, tendo sido desenvolvida, testada e certificada dentro dos padrões mundiais, que exigem uma durabilidade mínima de 150 mil milhas ou 240 mil quilômetros.

Dimensão e pistão e cilindro

Ambos os motores, 1.0 e 1.3 litro, adotam uma única dimensão de pistão e cilindro, com 333 cm³ cada. Na versão com três cilindros, o deslocamento chega a 999 cm³, enquanto na com quatro cilindros são 1.332 cm³.

Parte elétrica mais inteligente

A sofisticação da nova família de motores também está na parte elétrica, com ênfase no Smart Charger, o alternador inteligente. Ele otimiza a recarga da bateria nos instantes em que a energia cinética do veículo seria desperdiçada, como nas desacelerações e reduzidas de velocidade.

Mais proteção para o filtro de óleo

O filtro de óleo de todas as versões, 1.0 e 1.3 litro, foi colocado na parte de baixo do propulsor, bem na frente do veículo. O objetivo foi posicioná-lo em lugar de fácil acesso, reduzindo o tempo de troca.

O item está protegido entre o cárter de aço estampado e o suporte do compressor do ar-condicionado, integrado ao sub-bloco. O suporte forma uma estrutura de proteção que evita vazamentos devido ao impacto de pedras, por exemplo.

Sistema HCSS

Os novos motores vêm equipados com o sistema HCSS (do inglês, Heated Cold Start System), que elimina a necessidade de tanque auxiliar de gasolina para partida a frio. Além de maior conveniência, o HCSS garante partidas com etanol puro mesmo em temperaturas abaixo de zero grau Celsius.

Redução de massa

O bloco de alumínio determina uma redução de massa de sete quilos em relação ao uso de ferro fundido. Outros benefícios são o melhor controle da temperatura e menor tempo de aquecimento (menor inércia térmica), maior robustez e durabilidade.

Alta durabilidade e funcionamento suave

A corrente do comando de válvulas dispensa manutenção e tem durabilidade acima dos 200 mil quilômetros. Além disso, dispõe da tecnologia “silent chain”, uma evolução em relação às correntes tradicionais, que oferece funcionamento mais suave e silencioso.

Facilita a manutenção

 A vareta de óleo é integrada à tampa e passa por dentro do motor, o que evita vazamentos de óleo e facilita a manutenção.

Além disto, o filtro de óleo é posicionado num local de fácil acesso embaixo do carro, protegido entre o cárter e o suporte do compressor do ar-condicionado, posição que facilita muito sua troca.

Novidade: motores turbo firefly

A Fiat tem o plano de iniciar a produção ainda em 2021 dos motores turbo, da mesma família Firefly. A iniciativa coloca a marca como a maior hub de powertrain da América Latina, segundo Antonio Filosa, presidente da Fiat Chrysler Automoveis Brasil (FCA).

As versões turbinadas dos motores firefly chegam para deixar a gama de veículos da montara italiana ainda mais competitivas. De acordo com a Fiat, o motor 1.0 firefly turbo terá 125 cv de potência e a versão 1.3 turbo terá 185 cv.

 

O Fiat Argo e Cronos devem receber o novo motor turbo 1.0 e a configuração 1.3 turbo estará presente no Toro e no SUV Fastback, previsto para ser lançado pela Fiat em 2022.

Experimente os motores FIREFLY na Delta Fiat

Os motores FIREFLY da Fiat  estão circulando nas ruas de Juiz de Fora e do Brasil. Carros como o Fiat Argo, Uno, Mobi e Nova Strada contam com o motor que proporciona uma experiência de condição única. 

Visite a Delta Fiat, conheça os carros e marque seu test drive para testar a potência dos novos motores.

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