Pode dirigir com salto alto? Veja o que diz a legislação brasileira

sapato_salto_alto_carro

Afinal, é permitido dirigir de salto alto? A proibição ou não do uso deste tipo de calçado ainda é uma dúvida comum entre as mulheres. Não há uma orientação especifica quanto ao uso do salto na legislação brasileira, entretanto, existe uma indicação que leva ao bom senso das motoristas.

No texto a seguir você vai descobrir se pode ou não dirigir de salta. Além disso, vamos indicas os calçados mais recomendados para usar durante a condução. Confira!

Pode dirigir com salto alto? 

Como adiantamos acima, não há uma proibição específica para o uso dos sapatos de salto no Código Nacional de Trânsito brasileiro. No entanto, o artigo 252, relata que todo calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais é objeto de infração média.

Logo, a pena para essa infração é a perda de quatro pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 130,16.

Portanto, não é recomendado conduzir com salto alto.

Riscos de dirigir com salto alto

Dirigir de salto alto aumenta consideravelmente a possibilidade de causar um acidente no trânsito. O uso deste tipo de sapato causa a perda da noção da força aplicada no freio ou no acelerador, logo, aumenta ainda a possibilidade da motorista se atrapalhar com o salto enroscado nos pedais.

Acreditem, essas são as causas mais comuns de acidentes de trânsito relacionados a motoristas que dirigem com sapato de salto.

Portanto, o grande perigo do salto alto é o fato de o pé ficar em um ângulo extremamente arriscado para acionar os pedais, dificultando a sensibilidade do motorista para fazer comandos importantes no carro, como frear, por exemplo.

Ou seja, quando for dirigir, desça do salto.

Tipos de sapatos indicados para dirigir

Quando for dirigir, o mais indicado é escolher um sapato o mais confortável possível. Dê preferência para opções que se fixam completamente no pé, dessa forma, aumenta-se a sensibilidade necessária para os motoristas acionarem os pedais.

Neste sentido, as opções mais recomendados são os tênis e as sapatilhas. 

E no caso de chinelos e afins, é permitido? Estes tipos de sapatos só podem ser usados caso haja algum tipo de alça que os mantenham presos ao calcanhar. Afinal, a lei exige que o calçado se mantenha completamente fixo aos pé durante a condução

Usar sapatos sem este tipo de proteção, pode fazer com que o mesmo dobre embaixo do pé ou até mesmo atrás dos pedais.

Nossa dica para você é: deixe sempre um calçado mais confortável dentro do carro para trocar o sapato de salto antes de pegar o volante. Outra opção para as motoristas que não abrem mão do sapato de salto é dirigir descalças, já que não há uma lei que impeça a ação.

Para ler mais notícias, clique em blog.deltafiat.com.br. Informações sobre a Delta Fiat visite nosso site. Siga-nos no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *