6 dicas para conservar a pintura do carro

Os motoristas costumam ter um cuidado especial com seus carros, é comum vermos estes sendo super protetores com seus automóveis. Dentre os cuidados que deve-se ter, um dos mais importantes é para conservar a pintura do carro, afinal é a estética do mesmo que está em jogo. 

Mesmo que seu carro esteja com uma boa performance e com a manutenção em dia, uma pintura desgastada irá passar uma má impressão.

Outro ponto é que o desgaste na pintura irá desvalorizar seu carro, caso você queira eventualmente revendê-lo. Realizar uma repintura completa também não é indicado, pois além de não ficar igual à original, o preço também é bem elevado.

Preparamos então 6 dicas para conservar a pintura do carro para você manter seu veículo conservado ou conseguir negociá-lo por um melhor preço.

1. Atenção à exposição ao sol

Essa é uma dica que pode ser complicada de ser seguida à risca, devido ao clima tropical do Brasil. Porém, sempre que possível é recomendado que os motoristas evitem expor seus automóveis durante um longo período aos raios UV, pois estes tiram o brilho da tinta.

2. Escolha bem onde estacionar seu veículo 

O local onde você escolhe estacionar seu carro deve ser pensado com cuidado.

Estacione em locais com sombras e utilize capas para proteger o carro em casos mais urgentes. As capas são uma boa saída em um curto período, porém, a longo prazo estas retêm calor e funciona como um efeito “estufa”, expondo seu veículo a temperaturas ainda mais altas.

Além disso, outras situações podem comprometer a pintura do carro, como as fezes de passarinhos e seivas de árvores, por exemplo, isso porque ambas são ácidas e causam danos no verniz do veículo. 

Outra dica também é evitar deixar o carro estacionado próximo a locais de grande movimentação, que possa representar um risco, como em ruas próximas a crianças brincando e em áreas de construção, por exemplo. 

3. Cuidados na lavagem

Um carro bem cuidado e conservado deve ser lavado com a devida frequência, uma vez por semana é o ideal. A pintura do carro em contato com a poluição durante um longo período pode causar danos à mesma.

lavagem carro

Escolha produtos específicos para lavagem de veículos. Evite utilizar detergente, sabão em pó, produtos que possuem componentes que danificam a pintura do carro. Após lavar seu veículo, é importante se atentar à secagem do mesmo, pois com o tempo as gotas de água podem marcar a lataria do carro, sendo difícil de removê-las depois.

Veja outras dicas em relação à lavagem de veículos:

  • Evite encostar na pintura se o carro estiver empoeirado. Esse contato marca o verniz e cria arranhões;
  • É fundamental escolher os produtos corretos para lavar o seu carro. Você pode usar produtos encontrados em supermercados, como xampus neutros automotivos e biodegradáveis, ceras, esponjas e panos;
  • Certifique-se de que os equipamentos utilizados na lavagem também estejam limpos. Pequenos pedaços de areia ou detritos podem causar arranhões visíveis na pintura;
  • Retire todo o sabão com água e seque com panos microfibra, esticando-o para evitar riscos na pintura do veículo;
  • Use cera simples para o polimento. Ela diminui o acúmulo da poeira e aumenta a duração da lavagem.

Leia também: Ionização de pintura automotiva: o que é e principais benefícios

4. Atenção ao abastecer

Quando for abastecer tenha atenção com respingos na lataria do seu automóvel. O etanol, gasolina e diesel contém micropartículas que, quando expostas ao veículo por um longo tempo, causam danos na pintura.

5. Utilize cera

A utilização da cera automotiva é uma proteção eficiente para conservar a pintura do carro. Ela o protege contra os raios UV, formando uma película protetora e impermeável que ajuda até mesmo a proteger contra sujeiras na lataria. O recomendado é que a replicação da cera ocorra a cada três meses.

6. Chuvas

Isso mesmo, períodos de chuva podem ajudar na deterioração da pintura do seu automóvel. Isto ocorre devido aos respingos de água, que podem conter restos de óleo, combustíveis e demais produtos nocivos e acabam respingando no seu carro. 

Recomenda-se então que após as chuvas, dê-se uma lavagem mais minuciosa no seu veículo.

– Leia também: Cores de carro: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Funilaria Delta Fiat 

Você sabia que se tiver algum dano ou acidente com seu Fiat, você pode escolher que o reparo seja feito na concessionária?

É a garantia de que seu carro será cuidado pela assistência técnica especializada, com peças originais e sem que você arrisque a garantia do seu carro*.

*Quando você faz os serviços em oficinas particulares, você pode comprometer a garantia do seu carro.

Principais reparos realizados: 

  • Pequenos riscos;
  • Manchas na pintura;
  • “Chuva de granizo”;
  • Danos causados por pedras;
  • Pequenos amassados.

Vantagens de fazer o reparo com a Delta:

  • Entrega rápida;
  • Garantia;
  • Peças Originais;
  • Qualidade padrão montadora.

Outros serviços: 

  • Enceramento
;
  • Higienização de Bancos em Couro
;
  • Polimento
;
  • Aplicação de insulfilm
;
  • Restauração de rodas
;
  • Reparo de ferrugem
;
  • Reparo de vidros
.

Aproveite e faça seu agendamento de serviços automotivos aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *