5 dicas para conservar a pintura do carro

Os motoristas costumam ter um cuidado especial com seus carros, é comum vermos estes sendo super protetores com seus automóveis. Dentre os cuidados que deve-se ter, um dos mais importantes é para conservar a pintura do carro, afinal é a estética do mesmo que está em jogo. Mesmo que seu carro esteja com uma boa performance e com a manutenção em dia, uma pintura desgastada irá passar uma má impressão.

Outro ponto é que o desgaste na pintura irá desvalorizar seu carro, caso você queira eventualmente revende-lo. Realizar uma repintura completa também não é indicado, pois além de não ficar igual à original, o preço também é bem elevado.

Preparamos então 5 dicas para conservar a pintura do carro para você manter seu veículo conservado ou conseguir negociá-lo por um melhor preço.

 

Atenção à exposição ao sol

Essa é uma dica que pode ser complicada de ser seguida à risca, devido ao clima tropical do Brasil. Porém, sempre que possível é recomendado que os motoristas evitem expor seus automóveis durante um longo período aos raios UV, pois estes tiram o brilho da tinta.

Estacione em locais com sombras e utilize capas para proteger o carro em casos mais urgentes. As capas são uma boa saída em um curto período, a longo prazo estas retêm calor e funciona como um efeito “estufa”, expondo seu veículo à temperaturas ainda mais altas.

 

Cuidados na lavagem

Um carro bem cuidado e conservado deve ser lavado com a devida frequência, uma vez por semana é o ideal. A pintura do carro em contato com a poluição durante um longo período pode causar danos à mesma.

Escolha produtos específicos para lavagem de veículos. Evite utilizar detergente, sabão em pó, produtos que possuem componentes que danificam a pintura do carro. Após lavar seu veículo, é importante se atentar à secagem do mesmo, pois com o tempo as gotas de água podem marcar a lataria do carro, sendo difícil de removê-las depois.

 

Atenção ao abastecer

Quando for abastecer tenha atenção com respingos na lataria do seu automóvel. O etanol, gasolina e diesel contém micropartículas que, quando expostas ao veículo por um longo tempo, causam danos na pintura.

 

Utilize cera

A utilização da cera automotiva é uma proteção eficiente para conservar a pintura do carro. Ela o protege contra os raios UV, formando uma película protetora e impermeável que ajuda até mesmo a proteger contra sujeiras na lataria. O recomendado é que a replicação da cera ocorra a cada três meses.

 

Chuvas

Isso mesmo, períodos de chuva podem ajudar na deterioração da pintura do seu automóvel. Isto ocorre devido aos respingos de água, que podem conter restos de óleo, combustíveis e demais produtos nocivos e acabam respingando no seu carro. Recomenda-se então que após as chuvas, dê-se uma lavagem mais minuciosa no seu veículo.

dúvidas para um mecânico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *