Tudo sobre a compra de carro adaptado para pessoas com deficiência

São diversos os obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência em suas rotinas. As limitações são inúmeras. Mas é fato também que as soluções para diminuir essas limitações estão sendo cada vez trabalhadas. Um exemplo disso são os carros adaptados para motoristas que possuam algum tipo de deficiência.

Mas você sabe como funciona exatamente um carro adaptado? Quais são suas especificidades? Como pessoas que não possuem movimentos nos membros inferiores podem dirigir? Vamos esclarecer todas essas dúvidas a seguir e ainda apresentar as condições especiais de compra de veículo para esse público.

Como funciona um carro adaptado para pessoas com deficiência?

É importante ressaltar que as adaptações no veículo irão depender dos diferentes tipos de deficiências físicas de cada indivíduo. Por isso é necessário que as pessoas com deficiência busquem personalizar o máximo possível o automóvel, de acordo com as suas necessidades.

Basicamente a principal diferença entre os carros comuns e os adaptados é o sistema de acelerar e frear. No caso dos carros adaptados para pessoas com deficiência o acionamento do acelerador e do freio são feitos com as mãos ao invés dos pés.

Vamos indicar algumas das adaptações mais comuns que são requisitadas.

Volante

volante adaptado para pessoas com deficiência

A principal intervenção a ser feita nos veículos para pessoas com deficiência irá ocorrer no volante. Isso porque será a partir deste equipamento que o motorista dará todos os comandos necessários para a condução do carro.

Serão instaladas, portanto, um sistema popularmente conhecido como alavanca puxa-empurra. A estrutura desta alavanca fica acoplada à coluna de direção, com um sistema simples e intuitivo, o motorista precisa apenas puxar para ganhar velocidade e empurrar para diminuir.

Acesso ao veículo

Uma das principais dificuldades para pessoas com deficiência é o acesso ao automóvel. Existem algumas alternativas para adaptação do veículo neste sentido para facilitar a entrada e saída do mesmo. São elas:

  • Rampas de acesso: para instalar este equipamento será necessário a realização de alterações no interior do veículo, como no assoalho e em alguns casos, a retirada do banco do motorista. Sua utilização é muito simples, basta entrar no carro, prender a cadeira aos adaptadores e dirigir.
  • Banco rotativo: nestes casos o banco do motorista se torna móvel e é levado para fora do carro para que o condutor se transfira para ele. A principal dificuldade neste caso é a necessidade de um esforço físico maior para realizar a locomoção para o veículo.
  • Elevador: o banco do motorista é retirado para a instalação de um encaixe para a cadeira de rodas. O sistema é simples de ser acionada, assim como para prender a cadeira. Esta opção poupa a necessidade de muito esforço físico com os membros superiores para entrar e sair do veículo.

Outros itens

É preciso também que haja uma atenção a comandos em demais itens do veículos, tais como a instalação de comandos elétricos em todas os equipamentos. Como por exemplo: nas travas, vidros, espelhos, faróis e setas.

É importante ressaltar também que a adaptação a esses sistemas pode ser mais demorada quando comparada com os veículos comuns. Os comandos, principalmente da alavanca puxa-empurra são muito sensíveis e por isso, a atenção deve ser redobrada.

Outra característica importante a ser destacada é que mesmo quando o carro passa por uma adaptação para as pessoas com deficiência isso não irá interferir nos comandos originais do veículo. Ou seja, é possível também pilotar o veículo utilizando os pedais de forma convencional caso necessário.

Compra de carros novos para pessoas com deficiência

Você sabia que pessoas com deficiência tem direito a descontos que podem chegar a até 30% na compra de um carro novo? Isso mesmo, este público tem direito a uma série de isenção de impostos que garantem a compra por um valor abaixo do mercado.

As pessoas com deficiência recebem a isenção de IPI, ICMS, IPVA e IOF, a junção desses valores garante o desconto em até 30%. Os valores irão variar de acordo com a marca e modelo desejado.

Esse processo é conhecido como Venda Direta. É realizada uma consultoria com a concessionária, porém a venda é feita da fábrica para o cliente.

O site da Receita Federal oferece informações preciosas sobre o processo de Venda Direta para Pessoas com Deficiência. Confira abaixo:

Clique aqui e confira algumas dicas de como comprar um carro por Venda Direta.

Venda Direta na Delta Fiat

A Delta Fiat é uma concessionária que preza pelo direito de uma inclusão social plena e efetiva de todas as pessoas. Não é a toa que contamos com uma série de benefícios voltados para pessoas com necessidades especiais para a compra de um carro adaptado.

Confira alguns dos principais diferencias da compra pela Venda Direta na Delta:

  • Equipe de consultores de dedicada, especializada e preparada para o atendimento do público PcD.
  • Loja com acessibilidade, garantindo o conforto do cliente.
  • Ambiente exclusivo para atendimento.
  • *Serviço de despachante grátis: caso o cliente feche a compra do veículo conosco, a Delta assume a despesa de despachante para a obtenção das cartas de isenção.
  • *Aceitamos o seu seminovo de qualquer marca na troca
  • Taxas e condições de financiamento diferenciadas.

*Consultar validade e condições especiais.

Solicite um orçamento

A Delta Fiat possui uma página em seu site exclusiva para a Venda Direta. Acesse e solicite um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *