Mercado automotivo em 2022: previsões e expectativas

Assim como toda a economia, o mercado automotivo vive há dois anos os impactos da pandemia de coronavírus. Esta causou mudanças de comportamento no consumidor e também afetou o ritmo de fabricação dos automóveis. 

Neste sentido, fica o questionamento: quais são as previsões para o setor em 2022? O que muda e como o consumidor será impactado? 

Nós vamos responder a essas perguntas e ainda vamos apresentar o que a Fiat está preparando para o próximo ano. 

Impactos da pandemia no mercado automotivo

Antes de falarmos sobre as previsões para os próximos anos, precisamos contextualizar o atual cenário do setor automotivo. 

A pandemia de coronavírus, que teve início em 2020, trouxe impactos no setor, sendo um dos principais relacionados à reposição de automóveis. Neste ano, a indústria automobilística no Brasil viu a fabricação de carros novos diminuir cerca de 30%. 

Com essa queda de produção, o estoque de muitas concessionárias caíram consideravelmente, o que afetou o volume de vendas.

Neste sentido, uma tendência percebida foi o aumento na procura por veículos seminovos e usados. 

Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o setor de seminovos e usados representa 85% do mercado de vendas de carros no Brasil. 

Aumento da procura por carros alugados

Outra tendência observada no mercado automotivo e que foi causada pela pandemia de coronavírus foi a alta procura por carros alugados. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Similarweb, plataforma de inteligência de mercado global, as visitas a sites de aluguel de automóveis foram 7 milhões, em abril de 2020, para mais de 12 milhões, no mesmo período de 2021. Um crescimento de cerca de 56,5% na busca pela modalidade.

Esse aumento no interesse pela locação de veículos, também mudou o comportamento das locadoras, que passaram a investir mais em manutenção e na renovação de sua frota de veículos. 

Você sabia que locadoras têm direito a descontos exclusivos na compra de carros 0KM? Entre em contato com nossos especialistas e entenda como funciona a Venda Direta

Expectativas para o mercado automotivo em 2022

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores prevê que o mercado automotivo alcance um volume de 2,28 a 2,6 milhões de unidades vendidas. 

A previsão é moderada, uma vez que o setor deve fechar 2021 com cerca de 2.038 milhões de unidades vendidas. Contudo, há de se levar em consideração a instabilidade do cenário econômico e aumento da volatilidade provocado pelo ano eleitoral. 

Porém, a grande expectativa é da normalização do prazo para entrega dos veículos. De acordo com Antonio Filosa, presidente da operação sul-americana do Grupo Stellantis, do qual a Fiat faz parte, será possível atender melhor os pedidos por conta da regularização no fornecimento de semicondutores.

Fiat 2022: o que vem por aí

A Fiat é a grande líder do mercado automotivo em 2021. Os bons números foram impulsionados principalmente pela repaginação de modelos de sucesso, como a Nova Strada e o Fiat Toro. 

Além disso, a marca lançou um modelo em um segmento em que ainda não tinha atuação, o de SUV, com o Fiat Pulse

Veja abaixo quais são as expectativas da marca para o próximo ano. 

Segundo SUV da Fiat 

Além do Pulse, lançado no último semestre de 2021, a Fiat prepara o lançamento de mais um SUV. O modelo, que ainda não teve o nome revelado, deve ser criado a partir da plataforma do Pulse, seguindo um design voltado para o cupê. 

O modelo está previsto para chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2022. 

Fiat 500: primeiro modelo elétrico

Outra novidade da marca que deve chegar em 2022 é a nova geração do Fiat 500. O modelo elétrico será importado da Itália e deve ser oferecido em três categorias: Hatch de duas e três portas, e conversível.

O modelo está previsto para chegar ao Brasil no segundo semestre. 

Fiat Pulse é eleito o Carro do Ano 2022

O Pulse é uma das principais apostas da Fiat para o próximo ano. E o modelo já está fazendo sucesso no mercado automotivo. 

O SUV da marca foi Carro do Ano 2022 da revista Autoesporte. Os jurados avaliaram fatores como design, segurança, tecnologia, preço, modernidade do produto e eficiência energética.

O modelo venceu também o prêmio de Melhor Carro Nacional na premiação Car Awards Brasil 2022 e o de Motor do Ano abaixo de 2.000 cm³, por conta de seu  inédito motor Turbo 200 Flex de até 130 cavalos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *