CNH digital: passo a passo para obter a nova modalidade do documento

Uma das principais novidades do ano passado no mundo automotivo foi a implementação da CNH digital. Ou seja, todos os documentos que os motoristas devem carregar consigo enquanto conduzem o veículo podem estar agora no próprio aparelho móvel dos condutores.

O objetivo, com isso era oferecer mais segurança e facilidade para os motoristas, evitando que os mesmos tomem multas por esquecer o documento em casa, uma vez que não será mais necessário andar com a versão física no veículo. Conduzir sem a carteira nacional de habilitação pode gerar uma multa de até R$88.

Portanto, fique atento a essa novidade para evitar transtornos. Para te ajudar, separamos algumas orientações importantes de como obter a CNH digital. Continue a leitura e descubra!

 

Requisitos para obter a versão eletrônica da Carteira de Motorista

  • O motorista deve ter uma carteira física que contenha um QR Code (Segundo o Denatran, todas as carteiras de motoristas emitidas a partir de maio de 2017 já contam com essa modalidade disponível).
  • O Detran responsável pela emissão da sua carteira de motorista deve aderir ao Sistema Carteira Digital de Trânsito.
  • A nova CNH só será disponibilizada para os motoristas que estão com os débitos quitados (tributos, encargos, multas de trânsitos e ambientais).
  • Pagamento do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causadas por Veículos Automotores de Via Terrestres) em dia.

O passo passo para obtenção da CNH digital

  1. Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu celular. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.
  2. Cadastrar seus dados pessoais no aplicativo.
  3. Você receberá um código de ativação através de um link enviado para o e-mail cadastrado pelo motorista no aplicativo.
  4. O próximo passo é a validação do cadastro. O motorista deve acessar o Portal de Serviços do Denatran ou ir pessoalmente no Detran da sua jurisdição.
  5. Em seguida, deve-se informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV.
  6. No próximo passo será gerado a “Chave de Acesso”.
  7. Você então deve adicionar os documentos necessários, ou seja a CNH Digital e/ou a CRLV Digital.
  8. Visualizar e conferir os documentos adicionados no aplicativo

Os documentos disponíveis na versão digital são: CNH e CRLV Digital (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo)

Informações: Denatran

As funções do aplicativo

O motorista poderá ter acesso à CNH Digital mesmo quando não houver conexão à internet. Uma conexão é necessária somente para a realização do anexo dos documentos.

No aplicativo é possível visualizar a Carteira de Motorista de frente e verso, além do QR Code. Outra função que o aplicativo oferece ao motorista é a possibilidade de exportar e compartilhar o arquivo da documentação via e-mail para utilizá-la caso precise apresentar o documento autenticado.

Veja também aqui algumas dicas de aplicativos úteis para os motoristas durante a condução.

Principais vantagens da CNH digital

Esquecer a documentação do veículo sempre foi uma ocorrência comum entre os motoristas. Porém a CNH digital veio para mudar esse cenário e facilitar a vida dos condutores. Dentre as principais vantagens dessa nova modalidade estão:

A principal vantagem com certeza é a praticidade que oferece aos motoristas. Uma vez que estes não precisam mais carregar o documento em papel, já que contarão com a Carteira Digital de Trânsito presentes no celular que já utilizam em seu dia a dia.

Outro ponto que a CNH digital traz de vantagem para os motoristas é na questão da segurança. Aumenta-se a proteção, uma vez que a documento digital vem com dados criptografados e assinados digitalmente. Com isso, assegura-se muito mais a autenticidade da documentação, evitando possíveis fraudes e falsificações.

Além disso, com a CNH digital evita-se o uso de papel desnecessário, economizando com impressões, identificação e digitalização da documentação. Agora, basta baixar esses documentos caso o motorista queira utilizá-los para outra finalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *