CNH especial para deficientes: passo a passo de como obter a habilitação

Pessoas com deficiência podem sim conduzir veículos. Além disso, esse público também direito a descontos na compra de um carro zero. Porém, para isso é necessário que o motorista tire a CNH especial para deficientes.

Você sabe como funciona todo o processo para a retirada da habilitação? Continue a leitura e descubra como é o passo a passo. Veja também quais são os requisitos para a aquisição de um veículo com descontos e muito mais!

 

Quem precisa ter a habilitação especial?

Deve-se retirar a CNH especial para deficientes todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida que afetam de alguma maneira as funções cognitivas e motoras do motorista.

Entram nessa lista doenças como escoliose, esclerose múltipla e até mesmo problemas na coluna. Pessoas que possuam algum tipo de doença neurológica, como Parkinson, por exemplo, também podem se submeter às avaliações médicas.

É importante alertar que, caso alguma pessoa que se encaixe nesse perfil conduzir veículos sem a CNH especial para deficientes ela fica sujeita a multas, inclusive correndo o risco de perder o direito de dirigir.

 

Qual é o procedimento para tirar a CNH especial para deficientes?

O primeiro passo para obtenção da CNH especial para deficientes é entrar em contato com o Detran. Em seguida, será necessário passar por uma avaliação psicológica (psicotécnico) e exame de aptidão física e mental (exame médico). Além, claro, de testes de conhecimento da legislação de trânsito e exame prático de direção.

A seguir vamos apresentar o passo a passo disponibilizado pelo Detran para obtenção do CNH especial para deficientes. Olha só!

Inscrição

Pode-se preencher um formulário de inscrição inicial online e em seguida efetuar o pagamento da taxa de inscrição, ou ir pessoalmente no Detran da sua cidade.

Documentos necessários:

  • Carteira de Identidade (ou documento equivalente)
  • CPF (original);
  • Comprovante de endereço

Exames Psicológico e de Aptidão Física e Mental

A solicitação do exame psicotécnico e o de aptidão física e mental pode ser solicitado pelo site do Detran-MG, na própria sede do Departamento de Trânsito, na Delegacia de Trânsito (Ciretran) ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

A primeira etapa é a realização da Avaliação Psicológica, se aprovado em seguida o interessado deve realizar o Exame de Aptidão Física e Mental (Exame Médico). Sendo constatado possuir deficiência física classificada como moderada a grave, o Médico Perito encaminhará o candidato para a Seção Médica.

ATENÇÃO: As deficiências físicas classificadas como moderada a grave são aquelas que interferem na condição de conduzir veículo automotor de modo seguro.

Seção de Exames Especiais

Com a sua avaliação médica, caso julgado necessário, o candidato será encaminhado para avaliação específica conforme sua necessidade, na sede do Detran-MG.

As etapas seguintes são semelhantes à solicitação da CNH tradicional, são elas:

  • Curso de Legislação: é obrigatório e o candidato deverá cursar no mínimo 45 horas/aula sobre a legislação de trânsito. Ao final do custo o candidato deverá realizar a prova de legislação.
  • Simulador de Direção: O candidato deverá fazer todas as aulas práticas (mínimo 25 horas/aula) em veículo devidamente adaptado para as suas necessidades específicas, não sendo necessário aulas no simulador de direção.
  • Permissão para Dirigir (PPD): é válida por um ano e se nesse período o condutor não tiver vinculado em seu nome nenhuma infração grave ou gravíssima, ou reincidência em infração média nos últimos doze meses, este pode solicitar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva.

 

Como funciona a compra de carros na Venda Direta?

Pessoas com deficiência tem direito a descontos que podem chegar a até 30% na compra de um carro novo. Este público recebe a isenção de IPI, ICMS, IPVA e IOF, a junção desses valores garantem o desconto, que vão variar de acordo com a marca e modelo desejado.

Comprar um carro pela Venda Direta é uma transação facilitada, sem burocracia. A dinâmica é bastante simples: o cliente vem à concessionária, faz o test drive, decide qual carro deseja, assina um pedido direto à fábrica com as especificações do veículo e pronto!

Clique aqui e confira algumas dicas de como comprar um carro por Venda Direta.

A Venda Direta na Delta Fiat

A Delta Fiat é uma concessionária que preza pelo direito de uma inclusão social plena e efetiva de todas as pessoas. Não é a toa que contamos com uma série de benefícios voltados para pessoas com necessidades especiais para a compra de um carro adaptado.

Confira alguns dos principais diferencias da compra pela Venda Direta na Delta:

  • Equipe de consultores de dedicada, especializada e preparada para o atendimento do público PcD.
  • Loja com acessibilidade, garantindo o conforto do cliente.
  • Ambiente exclusivo para atendimento.
  • *Serviço de despachante grátis: caso o cliente feche a compra do veículo conosco, a Delta assume a despesa de despachante para a obtenção das cartas de isenção.
  • *Aceitamos o seu seminovo de qualquer marca na troca
  • Taxas e condições de financiamento diferenciadas.

*Consultar validade e condições especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *