IPVA atrasado: quais os riscos de não pagar?

Por que você não deve deixar o IPVA atrasado

O proprietário de veículos sabe que todo início do ano tem uma conta a pagar, o IPVA do automóvel. E, caso ele não faça o pagamento desse imposto o motorista fica sujeito a uma série de riscos e transtornos financeiros e jurídicos. Mas afinal, quais são as consequências de deixar o IPVA atrasado? 

No texto a seguir apresentamos como é o cenário do motorista que não faz o pagamento do IPVA na data correta. Continue a leitura e descubra!

Casos de inadimplência

Em casos de vencimento do IPVA, ou seja, o não pagamento dentro dos prazos estabelecidos pelo seu estado, será cobrado uma multa de 0,3% por dia, dentro do prazo de um mês.

Caso você não efetue o pagamento dentro desse período de 30 dias a multa passa a ser de 20% diários. Os juros são calculados pela taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e incidem sobre o valor do imposto ou das parcelas, acrescido da multa.

Fonte: Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais

Consequências de deixar o IPVA atrasado

É importante deixar claro que a apreensão do veículo não acontecerá pelo não pagamento do IPVA e sim pela ausência do licenciamento anual. Porém, uma coisa está diretamente ligada a outra. 

Pois com o IPVA atrasado o motorista não poderá fazer o licenciamento do veículo. Ou seja, não será possível validar a documentação do carro. Logo, quando chegar a data em que as autoridades forem cobrar a atualização deste documento, o seu veículo pode ser apreendido a qualquer momento. 

O que acontece caso seu carro seja apreendido? 

Caso o seu carro seja pego pela polícia com o IPVA atrasado este ficará retido no pátio do Detran. Com isso, além de ter que pagar o IPVA você terá que pagar uma multa referente aos dias em que o automóvel ficará no local. 

E, caso você ainda não consiga pagar essa dívida o seu carro pode até mesmo ir a leilão. 

O IPVA atrasado deixa o proprietário negativado? 

Ao atrasar o pagamento o proprietário receberá uma carta com um novo prazo para acertar a dívida. E se não quitá-lo, ele poderá ser negativado.

Porém, por ser uma dívida com o Governo o seu nome não será necessariamente incluído no SPC ou Serasa. Mas sim na dívida ativa, que é uma execução fiscal.

Mas o que isso quer dizer? Por você estar com o IPVA atrasado você poderá ser impedido de realizar uma série de procedimentos. Como por exemplo, você não conseguirá se inscrever em concursos públicos e ainda terá dificuldades em solicitar qualquer tipo de financiamento. 

Como pagar o IPVA atrasado? 

Para realizar o pagamento do IPVA atrasado você deve ir até o site da Secretaria da Fazendo do seu Estado e emitir uma nova guia, que automaticamente já será gerada com a  inclusão do valor da multa pelo atraso. 

Clique aqui para emitir a guia com as informações do IPVA do Estado de Minas Gerais.

Veja também: o IPVA deve ser pago juntamente com o seguro DPVAT, que teve uma redução significativa em 2019 nos valores cobrados. Clique aqui e veja nossa matéria com mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *