Piloto Automático: para que serve e como usar?

O Piloto Automático era tido como um artigo de luxo para o veículo há uns anos, mas atualmente esse sistema está cada vez mais presente na fabricação dos novos automóveis. Muitas pessoas ainda não entendem completamente sua funcionalidade ou têm dúvidas em relação ao seu uso. Pensando nisso preparamos esse texto para esclarecer as principais questões relacionadas ao piloto automático.

Continue a leitura e descubra quais são suas funcionalidades e como usar o sistema da melhor maneira.

 

Como funciona o Piloto Automático?

Com o piloto automático é possível determinar uma velocidade máxima para o veículo para deixá-la constante. Seu funcionamento é bastante simples, ele é acionado através de um servo a vácuo* que irá movimentar o cabo do acelerador, puxando quando for preciso acelerar e empurrando quando necessário reduzir. Ou seja o sistema irá excluir a necessidade de utilização do acelerador pelo motorista.

*equipamento instalado no automóvel

 

Quais são suas vantagens?

 

O piloto automático é mais usado em viagens de longa distância com a presença de longas retas e curvas não muito acentuadas. Portanto ele é muito útil para o motorista realizar uma condução mais relaxada, além disso ele também ajuda na prevenção de multas por excesso de velocidade ao estabelecer uma velocidade máxima para o carro rodar. Outra vantagem encontrada com a utilização do sistema é seu comprovado auxílio na economia de combustível.

 

Atenção

O motorista precisa manter a atenção no velocímetro mesmo com o piloto automático ligado, pois o sistema pode aumentar a velocidade em descida longas devido a inclinação da pista, ultrapassando aquela velocidade programada.

O piloto automático não deixa o veículo autônomo, ou seja, ele não é capaz de identificar situações de perigo onde existe a necessidade de realizar uma frenagem brusca, por exemplo. Nesses casos onde o sistema detecta uma situação de perigo ele irá disparar um alarme sonoro para avisar para o motorista assumir o controle do veículo.

 

Ultrapassagens

Uma dúvida comum em relação ao piloto automático é em relação a momentos onde o motorista precisa acelerar mesmo com o sistema ativado, como durante uma ultrapassagem, por exemplo. Com o piloto automático acionado o motorista pode aumentar a velocidade normalmente para concluir a ultrapassagem e assim que ele pisar no freio o sistema irá voltar à velocidade inicialmente programada de forma gradativa.

 

Botões de comando

Set: onde deve-se acionar a velocidade desejada. Geralmente os sistemas permitem uma velocidade mínima de 40 km/h para ser acionado.

“+ e -”: essa funcionalidade tem objetivo de realizar pequenos ajustes de velocidade para mais ou para menos com o sistema acionado.

Resume: como dissemos anteriormente o sistema deixa de funcionar assim que o motorista pisa no freio. O botão resume serve para quando o motorista deseja voltar à velocidade anterior, sem que haja necessidade de pisar no acelerador novamente.

AAC: apenas alguns veículos possuem essa funcionalidade.  Com sensores instalados no automóvel é possível detectar a velocidade do veículo que está a frente e adaptar a sua velocidade a ele, através de acelerações e frenagens automáticas.

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