Quando trocar os pneus do carro? Veja como descobrir o momento ideal

Uma dúvida muito comum entre os motoristas é sobre quando trocar os pneus do carro. Afinal, existe um prazo correto para fazer essa mudança? Quais são os indícios que apontam que seu carro precisa de pneus novos? 

É o que vamos apresentar no texto a seguir. Listamos uma série de informações que você deve saber para descobrir o momento ideal de quando trocar os pneus do carro. Continue a leitura e descubra! 

Fatores que influenciam para o desgaste dos pneus

É importante deixar claro que não existe uma quilometragem correta para realizar a troca de pneus do seu carro. Isso porque existem uma série de fatores que irão influenciar para desgastar mais ou menos os pneus. Listamos alguns deles, olha só:

  • Estilo de condução
  • Tipo de pneu que é utilizado
  • Clima da região
  • Peso da carga transportada
  • Tipo de estrada onde o carro anda

Ou seja, cada um destes itens citados vai contribuir de alguma forma para o desgaste dos pneus. Por exemplo, se você roda muito em estrada de chão, e transporta cargas muito pesadas, a troca com certeza deverá acontecer antes de alguém que roda na cidade, sem excesso de bagagem.

Como saber quando trocar os pneus do carro? 

Segunda a legislação do país, a altura mínima dos sulcos das rodas deve ser de 1,6 milímetro. Quando abaixo do indicado, este passa a ser considerado careca, sendo obrigatória sua troca imediata. Do contrária, o motorista fica sujeito à multas e até apreensão do veículo. 

TWI: Indicador para avaliar quando trocar os pneus

Você já ouviu falar no TWI (Tread Wear Indicator)? Ele é o principal indicativo que pode ser utilizados pelos motoristas para saber quando trocar os pneus. 

TWI são barras de borracha localizadas entre os sulcos do pneu, que possuem exatamente 1,6 mm de profundidade. Logo, quando estes ressaltos chegam no seu limite, isso significa que é hora de trocar de pneu. 

Às vezes com os pneus já montados no carro pode ser difícil você encontrar a barra TWI. Porém, para localizá-la você pode procurar por um triângulo ou pela própria sigla TWI na lateral do pneu. 

Continue olhando em linha reta na direção do triângulo até a banda de rodagem para localizar o marcador. Caso esteja visível, significa que o pneu deve ser substituído.  

Pneu tem prazo de validade?

Sim, na maioria de casos a validade é de cinco anos após a data de fabricação dos pneus. Esta por sua vez está descrita na lateral do pneu por meio de quatro números indicadores. 

Os dois primeiros números vão indicar a semana e os dois último o ano em que o pneu foi fabricado. Se o seu pneu tiver o número 3015, por exemplo, significa que ele foi fabricado na 30ª semana de 2015. 

Como funciona o rodízio de pneus? 

O rodízio de pneus é uma prática muito recomendada para aumentar a vida útil dos pneus. Basicamente ele consiste na troca de posições entre os eixos dianteiro e traseiro. 

Mas por que fazer isso? O objetivo é fazer com que a borracha sofra um desgaste regular nas quatro rodas, impedindo que alguma dupla desgaste mais que a outra. 

O recomendado é que este rodízio acontece entre 5.000 e 7.000 quilômetros. Porém, o mais indicado é que você verifique o manual do proprietário do seu veículo para confirmar essa informação. 

Como identificar as principais informações dos pneus?

Já sabe quando trocar os pneus do seu carro? Ótimo, agora você precisa saber quais são as dimensões para escolher o pneu correto. As principais informações que você precisa ter em mãos são: 

  • Largura do pneu
  • Altura
  • Aro
  • Índice de carga
  • Símbolo de velocidade

Todas essas informações podem ser encontradas no Manual do Proprietário do veículo. Estas também estão presentes na lateral do pneu, basta entender os códigos para decifrá-los. 

Na lateral do pneu você encontrará dois números separados por uma barra. Estes indicam a largura e altura do mesmo. 

Há também uma letra para identificar qual o tipo de pneu, se é radial ou diagonal. Em seguida, tem um outro número que vai indicar o aro da roda. 

Vamos a um exemplo para ficar mais claro: vamos supor que você encontre as seguintes informações no pneu 160/60R12 82U. O que isso quer dizer? 

O pneu tem 160 mm de largura, e altura igual a 60% da largura de seção. A letra R indica que é um pneu do tipo radial (quando não houver letra, é um pneu diagonal) e é montado em rodas de aro 12 polegadas.

O 82 no pneu significa seu índice de carga, indicando que ele suporta uma carga de 475 kg. Já a letra U é o símbolo de velocidade que pode ser utilizado quando submetido à carga máxima. 

Código de velocidade máxima dos pneus

Conforme a letra presente na lateral do pneu, ele pode suportar um limite diferente de velocidade, seguindo a tabela abaixo:

B – 50 km/h

C – 60 km/h

D – 65 km/h

E – 70 km/h

F – 80 km/h

G – 90 km/h

J – 100 km/h

K – 110 km/h

L – 120 km/h

M – 130 km/h

N – 140 km/h

P – 150 km/h

Q – 160 km/h

R – 170 km/h

S – 180 km/h

T – 190 km/h

U – 200 km/h

H – 210 km/h

V – 240 km/h

W – 270 km/h

Y – 300 km/h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *