Tração integral x Tração nas 4 rodas: entenda as diferenças entre elas

Tudo sobre tração integral e tração 4×4

É comum que as pessoas façam confusão em relação a dinâmica da tração integral e a tração nas quatro rodas do carro. Apesar de serem similares, há determinadas particularidades na forma de cada sistema enviar força para as quatro rodas. 

No texto a seguir vamos apresentar as principais diferenças entre tração integral e tração nas 4 rodas. Além disso, você vai descobrir o que deve ser levado em consideração na hora de escolher a melhor tração para a sua necessidade de uso. Confira! 

Qual a função da tração nos veículos?

Muito se fala sobre a importância da tração nos veículos, já que o mercado oferece diversas possibilidades com os veículos off-road, com diferentes tipos de tração. Mas você sabe exatamente qual a função da tração? 

A tração nada mais é que a força que o motor vai mandar para os pneus do carro para fazer com ele ande. A grande maioria dos veículos populares possuem tração apenas em duas rodas, podendo ser traseira ou dianteira. 

Por exemplo, digamos que você tenha um carro com apenas tração dianteira e você precisa subir uma ladeira. Neste momento as rodas da frente serão responsáveis por captar a força de movimentação. Enquanto isso, as rodas traseiras serão apenas puxadas. Por isso, será preciso arrancar ou o carro não vai aguentar subir ou ele vai derrapar, podendo inclusive causar um acidente. 

Quando o veículo possui a tração nas quatro rodas isso significa que a força estará concentrada em todos os pneus ao mesmo tempo. Logo, isso faz com que o carro tenha um desempenho superior em pisos irregulares. 

Diferenças entre tração integral e tração nas 4 rodas

A principal diferença entre ambos sistemas está no modo como cada um deles envia força para os eixos dianteiro e traseiro do veículo. 

A tração integral em um veículo indica que o movimento de tracionamento das rodas ocorrerá de forma permanente. Enquanto que, na tração 4×4 o acionamento é apenas temporário.  

Como funciona a tração integral?

Carros que possuem tração integral vão receber força em seus eixos o tempo todo. Ocorrerá, entretanto, uma variação de torque de acordo com as características de cada piso. 

Essa variação acontece devido a um diferencial central com embreagem de torque presente no veículo, que vai também compensar as rotações diferentes entre cada eixo. Ou seja, haverá uma alteração automaticamente na distribuição de torque do motor segundo as necessidades. 

Como funciona a tração nas quatro rodas? 

Carros com tração nas quatro rodas ou tração 4×4, como é popularmente conhecido, podem tanto realizar o acionamento da função de forma temporária ou permanente. 

Quando temporária dizemos que o carro tem a função de passar de 4×2 para 4×4. Sendo que, na maioria dos casos, a tração traseira é permanente, e opcional para a roda dianteira. 

Outro fato a ser levado em consideração é a forma que acontece o acionamento da função 4×4 do veículo. Ela pode tanto ser acionado pelo próprio motorista ou ocorrer sob demanda. 

Ou seja, é quando a força pode ser distribuída de forma eletrônica entre os eixos. Isso acontece por meio de acoplamento viscoso, sem que haja necessidade de interferência do motorista. 

Fiat Toro tração 4x4
Com apenas um botão, o modo 4×4 transfere a tração para o eixo traseiro, dando mais estabilidade e potência ao seu Fiat Toro.

Atenção com a segurança! 

Carros do tipo 4×2 com opção de tração nas quatro rodas requerem alguns cuidados no acionamento da função. 

Por exemplo, não é indicado que a função 4×4 seja utilizada nas vias asfaltadas. Pois, uma vez em que ela estiver ativa o sistema do veículo vai entender que está rodando em um piso com baixa aderência. 

Dessa forma, o diferencial vai transmitir a mesma velocidade para todas as rodas. O que por sua vez pode ocasionar o travamento das rodas nas curvas. Além disso, você vai gastar bem mais com combustível.

Clique aqui e confira qual é o momento ideal para trocar os pneus do carro. 

Como escolher o tipo de tração ideal para você? 

Chegou o momento de escolher o que será melhor para você, a tração integral ou a tração nas quatro rodas? Antes de mais nada é preciso considerar onde o carro vai andar e quais são as necessidades de uso que ele precisa atender. 

Ou seja, digamos que você vive em uma região que possui muitos terrenos irregulares ou íngremes. Logo, você sentirá a necessidade de comprar um carro com a função 4×4. Neste caso, a tração integral poderá atender melhor às suas demandas de uso no dia a dia. 

Porém, se você também precisa do carro para andar em ruas asfaltadas, talvez a melhor opção seja um veículo 4×2 com função 4×4. Dessa forma, você poderá dirigir em diferentes pisos com a mesma eficiência. 

Leia também: Controle de Tração: Como funciona e quais são seus benefícios?

Quando devo fazer o alinhamento das rodas do meu carro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *