Avaliação de carros usados: entenda como funciona o procedimento

Avaliação de carros usados: entenda como funciona o procedimento

A avaliação de carros usados é uma importante etapa tanto para quem quer comprar quanto para quem deseja vender seu veículo. Para os compradores ela representa maior segurança na negociação, já para os vendedores, a avaliação é a garantia de uma precificação justa.

Mas afinal, você sabe o que é levado em consideração durante a avaliação de veículos usados? Quais são os critérios utilizados pelas concessionárias para determinar o valor de um modelo?

Vamos responder a essas perguntas no texto a seguir. Continue a leitura e confira:

Como é feita a avaliação de carros usados? 

A avaliação de um usado é realizada, geralmente, em duas etapas distintas. A primeira é com a análise do valor do modelo na Tabela FIPE e a segunda é a realização de uma vistoria técnica.

Na vistoria, são analisadas uma série de características do modelo, como ano de fabricação, quilometragem, estado de conservação, entre outras.

Entenda melhor cada uma dessas etapas abaixo.

1. Análise da Tabela FIPE

A grande maioria dos compradores de carros usados, sejam empresas ou pessoas físicas, utilizam a tabela FIPE como base para realizar uma oferta.

A tabela, divulgada mensalmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, indica os preços médios dos automóveis em todo o Brasil. Por isso, ela é o principal parâmetro em negociações de veículos usados.

Para que seja possível chegar a uma média confiável são eliminados os preços muito discrepantes. Logo, com os valores aproximados, é calculado um valor base de venda para determinado modelo.

A consulta de valores é feita a partir da versão do veículo, motorização e ano de fabricação.

No entanto, é preciso deixar claro que não é porque seu carro tem valor X na Tabela FIPE que você receberá uma oferta com essa quantia por ele. Afinal, ainda há outros fatores a serem considerados na avaliação, como explicaremos a seguir.

2. Estado de conservação

Feita a análise da Tabela FIPE, é chegada a hora de realizar a vistoria técnica do veículo. Aqui, serão analisados uma série de itens que indicarão o estado de conservação do veículo.

Neste sentido, os principais pontos observados são:

  • Motor: serão realizados uma série de testes para verificar a sua eficiência, como reação em partidas e subidas. Durante o test drive também será observado possíveis ruídos vindos do motor;
  • Lataria: avalia-se desde o estado de conservação da pintura, se há arranhões e desgaste, até a estrutura em toda a extensão das portas;
  • Pneus: deve-se identificar se há algum tipo de desuniformidade de desgaste dos compostos, pois isso pode indicar problemas de suspensão ou estruturais no modelo;
  • Funcionalidade dos equipamentos: também serão realizados testes para avaliar se os itens eletrônicos estão funcionando perfeitamente. Exemplo: central multimídia, cintos de segurança, painel de controle etc.

3. Revisões do veículo 

Outra importante etapa na avaliação de carros usados é a verificação das revisões realizadas no veículo. Ela é mais uma validação para a análise do estado de conservação do veículo e também é uma forma de comprovar as possíveis alterações sofridas.

Por exemplo, o histórico de revisões irá apontar se o carro passou por alguma mudança estrutural, além de indicar quais peças foram trocadas e apontando se elas são originais ou não.

Para isso, será solicitado o Manual do Carro, onde deve estar listado todas as manutenções, com indicação inclusive de periodicidade.

Histórico do modelo

Além da análise das revisões, durante a avaliação também será realizado uma consulta no site do Detran, de modo a identificar se há alguma multa pendente.

Além disso, deve-se conferir também o código do chassi do carro para avaliar se ele não foi remarcado e se é o mesmo número que consta no motor e vidros.

– Leia também: 5 motivos para comprar carro seminovo ou usado

Avaliação de carros usados à distância 

Por causa da pandemia de coronavírus, muitas pessoas optaram por realizar suas compras de forma remota. Portanto, as concessionárias, como a Delta, se prepararam para realizar todas as etapas digitalmente, inclusive a avaliação de usados.

Aqui na Delta Fiat essa avaliação é feita através de imagens e vídeos enviados pelos clientes. Elas devem retratar os pontos positivos e, caso tenha, negativos do veículo. Exemplo: roda arranhada, parte do veículo amassada, parte faltante, farol quebrado, pneu sem condições de uso etc.

O especialista irá então levantar as informações que influenciarão na avaliação: relação quilometragem e tempo de uso, estado geral do veículo, revisões em dia, licenciamento e multas.

– Leia também: Comprar carro online: adquirindo seu veículo com segurança pela internet

Seminovos na Delta Fiat

Aqui na Delta, concessionária Fiat localizada em Juiz de Fora, você encontra seminovos Fiat variados, todos com qualidade excepcional.

Todos os nossos usados passam por uma rigorosa avaliação e contam com um laudo de procedência. O documento atesta a origem e condições do veículo, portanto, apenas recebe o selo os modelos que passam por essa análise, comprovando assim a veracidade das informações ofertadas.

Visite nosso site e conheça nossos carros seminovos em JF.

– Leia também: Depreciação de veículos: por que alguns carros desvalorizam mais do que outros?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *