7 hábitos para aumentar a vida útil da bateria do carro

A bateria do carro é um elemento do automóvel que geralmente não recebe a devida atenção por parte dos motoristas. Ela dura em média de 2 a 3 anos, porém pode ter seu tempo de vida útil reduzido consideravelmente se o condutor não tiver os devidos cuidados com o equipamento.

Quer saber como evitar esse cenário? Confira a seguir 5 hábitos para aumentar a vida útil da bateria do carro.

1. Desligue todos equipamentos

O momento que a bateria do carro é mais exigida é no momento que você vai dar a partida. Para evitar sobrecarga da bateria, é importante lembrar de desligar também os aparelhos que dependem dela para funcionar (faróis, rádio, etc) tanto no momento da partida quanto na hora que desligar o automóvel.

2. Higienize os terminais

Terminais da bateria do carro são os polos negativo e positivo desta. Verifique com frequência se há algum resíduo ou se eles estão corroídos. A dica para limpá-los é simples, você pode usar uma esponja de aço e água, assim como água com bicarbonato. Mas lembre-se de realizar a higienização com o carro desligado.

3. Mantenha o motor aquecido

Se engana quem pensa que a bateria do carro trabalha somente durante o uso, mesmo com o automóvel parado ela continua trabalhando em stand by. Sua eficiência porém é maior com o motor em funcionamento, já que sua geração de energia se dá enquanto o carro está rodando. A dica portanto, é ligar o motor mesmo que você não utilize o veículo com tanta frequência, cerca de uma vez por semana ligue e deixe a bateria trabalhar por alguns minutos.

4. Verifique a capacidade da bateria do carro

Sempre que for instalar qualquer aparelho no automóvel, como alarme, som, ar-condicionado é essencial verificar a capacidade máxima da bateria e do acumulador. Em determinados casos esses aparelhos podem sobrecarregar a bateria se necessário, será preciso trocá-la por um modelo mais resistente.

bateria de carro

5. Faça manutenção no alternador

O alternador é um equipamento que fica instalado próximo ao motor, sendo responsável por gerar a corrente elétrica necessária para o bom funcionamento de todos os equipamentos elétricos do carro e por manter a carga da bateria constante. Sua manutenção é muito importante para o veículo funcionar em perfeitas condições, muitas vezes quando o carro não liga por exemplo, o problema pode estar no alternador e não na bateria.

Leia também: Cuidados com o carro que você deve ter regularmente

6. Usar o carro periodicamente

Há quem pensa que deixar o carro parado na garagem é uma forma de economizar a bateria e manter a vida útil do veículo. Mas isso não está correto, muito pelo contrário, se o carro ficar parado por muito tempo ele pode apresentar problemas em vários sistemas diferentes. 

Um carro que fica parado muito tempo por ter dificuldade para ser acionado, isso pela falta de estimulo recente. Por isso, especialistas recomendam que o veículo seja acionado pelo menos alguns minutos todos os dias (ou com o máximo de frequência que foi possível). 

7. Adquira um auxiliar de partida

Esse aparelho atua enviando uma carga extra para a bateria. Ou seja, em caso de necessidade de acionamento externo do veículo, não será necessário recorrer à famosa “chupeta”, que acontece quando liga-se o veículo a outro para religar a bateria. Portanto, com um auxiliar de partida você pode realizar essa função de forma mais segura e ainda garantir uma maior vida útil da bateria do carro. 

Leia também: Bateria arriada: quais as causas e o que fazer?

Confira no vídeo mais dicas para aumentar a vida útil da bateria do carro

 

Faça sua revisão na Delta Fiat

É importante fazer a manutenção do seu veículo com uma concessionária de confiança, que garanta a segurança e o bom funcionamento do seu carro. A Delta Fiat oferece os serviços de manutenção e assistência técnica e é possível fazer o agendamento online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *