Qual foi o primeiro carro da Fiat lançado no Brasil?

O primeiro carro da Fiat lançado no Brasil chegou para revolucionar o mercado automotivo por aqui. A marca fez sua estreia no país com um modelo compacto e inovador, que ditou o início de uma história de sucesso da montadora em solos brasileiros. 

O Fiat 147 foi o nome dado para o primeiro Fiat, e o modelo foi produzido entre 1976 a 1987, atingindo a marca de 536.591 unidades vendidas.

Quer conhecer mais detalhes sobre o modelo? Então é só continuar a leitura que apresentamos tudo sobre essa relíquia da montadora italiana. 

Conheça o primeiro carro da Fiat produzido no Brasil: 147

O Fiat 147, foi o veículo que marcou o início das vendas da marca no Brasil em 1976. O modelo, derivado do 127 italiano, era da categoria Hatch e chegou para revolucionar o segmento de automóveis no país com suas novidades. 

Um dos grandes diferenciais do Fiat 147 era sua capacidade de manter a estabilidade, com uma tecnologia pioneira no Brasil. Outros destaques do modelo eram seu amplo espaço interno e o baixo consumo de combustível. 

Veja mais detalhes sobre o primeiro Fiat abaixo. 

Desempenho e dimensões

O Fiat 147 chegou no Brasil com 1.050 cilindradas e 55 cavalos, o que permitia uma velocidade máxima de 135 km/h. Suas dimensões eram de: 

  • Comprimento: 3627 mm (76-80) e 3745 mm (80-86)
  • Entre-eixos: 2225 mm
  • Largura: 1545 mm
  • Altura: 1359 mm
  • Peso: 796 kg (76-80) e 810 kg (80-86)
  • Consumo: 13 km/l a 18km/l

Motorização

Você sabia que o motor do primeiro carro da Fiat foi projetado por Aurelio Lampredi, projetista reconhecido por seu trabalho na Ferrari?

Lampredi criou um motor compacto de 1.050 cm³ com comando no cabeçote que era acionado através de uma correia dentada além de 48 cv líquidos. 

Além disso, o motor do Fiat 147 revolucionou o mercado por ser o primeiro dianteiro transversal em um carro nacional.

Bom espaço interno

Outra característica marcante do primeiro carro fiat era o seu bom aproveitamento do espaço interno, mesmo com suas dimensões compactas. 

Mesmo com comprimento cerca de 40 cm mais curto que seus rivais como o VW Brasília e o Fusca, o 147 ainda era referência quando o assunto era conforto interno para os passageiros. 

Inauguração de carros movidos a etanol

O Fiat 147 inovou mais uma vez ao estrear no Brasil o motor movido a etanol, em 1979. 

A inovação chegou como solução para a crise de petróleo dos anos 70, que passa então a usar uma nova fonte de energia na indústria automotiva. 

O motor movido 100% a álcool tinha 1.300 cm³, quatro cilindros, e entregava 62 cv e 11,5 kgfm.

Variações do primeiro carro da Fiat

Durante o período de produção do Fiat 147 no Brasil, foram fabricadas uma série de variações do modelo. Veja mais detalhes sobre algumas delas abaixo: 

Fiat 147 Pick-Up

O Fiat 147 Pick-Up, foi produzido entre 1978 a 1988, e emplacou ao todo 12.848 unidades no país. 

O modelo utilizava os mesmos motores do 147, de 1050 e 1300 cm³.

Apesar de não ter tido número expressivo de vendas, esse foi o modelo que estreou o segmento de picapes compactas no Brasil. 

Fiat Fiorino 

O modelo, que ainda está em produção pela marca, originou-se inicialmente do 147. Mas, a partir de 1988, a fabricação da versão 147 Fiorino foi descontinuada e o modelo passou a ser fabricado sobre a plataforma do Uno. 

A versão 147 Fiorino vendeu ao todo 19.575 unidades. 

Leia também: Nostalgia Uno – a história do maior sucesso da Fiat

Fiat 0km na Delta Fiat

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a história do primeiro carro da Fiat produzido no país? O modelo foi o pontapé inicial da marca no país, que até hoje é considerada uma das mais inovadoras e confiáveis do mercado.

 

Atualmente, a Fiat faz sucesso no mercado com modelos como o Argo, Toro e Nova Strada, e mais recentemente com o lançamento do único SUV em sua frota atual, o Pulse

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