Bateria arriada: quais as causas e o que fazer?

Você já ficou com a bateria arriada e teve problemas para dar partida no carro? Essa é uma situação clássica e que tira do sério qualquer motorista. Afinal, ninguém quer ser deixado na mão pelo veículo em situações imprevisíveis, não é mesmo? 

Porém, você pode prevenir que esse tipo de coisa aconteça, sabia? Basta alguns cuidados e atenção aos sinais do veículo e você evita esse tipo de dor de cabeça. 

Continue a leitura e descubra quais são as principais causas da bateria arriada e o que fazer quando o problema surgir. Vamos lá? 

Principais causas para bateria arriada

Existem uma série de motivos que podem fazer a bateria do carro arriar. Vamos apresentar quais são os principais, dessa forma você pode evitá-los. Veja só: 

Deixar a chave na ignição

Esse é um dos motivos clássicos para a bateria arriada. Muitos motoristas costumam deixar a chave virada no primeiro giro, ou seja, antes de dar a partida. Isso acontece principalmente quando o motorista quer deixar algum equipamento em funcionamento enquanto o veículo está parado, como ar condicionado e o som, por exemplo.  

Porém, esse hábito pode comprometer a eficiência da bateria, uma vez que o veículo está parado, porém a bateria está sendo consumida normalmente. 

Esquecer as luzes do carro acesas

Quem nunca esqueceu a luz do carro acesa e teve problemas com a bateria arriada no dia seguinte que atire a primeira pedra. É normal esquecer de apagar as luzes uma vez ou outra, porém fique atento para isso não se tornar frequente, pois os danos à bateria podem ser permanentes e irreversíveis. 

Não trocar a bateria 

A revisão do equipamento é fundamental para evitar problemas de bateria arriada. Afinal, rodar com a bateria velha pode comprometer a segurança dos passageiros e também causar danos a outros sistemas do veículo. 

Geralmente, a bateria do carro tem vida útil de 3 a 4 anos, após este período procure um especialista e faça a troca. 

Problemas com o alternador

Para quem não sabe, o alternador é o equipamento responsável por carregar a bateria do carro, ou seja, ele é o responsável por converter a energia mecânica em energia elétrica. 

Quando este começa a apresentar problemas de funcionamento, a função de carregamento da bateria fica prejudicada, o que por sua vez pode causar o seu arriamento.

Mas afinal, como identificar quando o alternador estiver com problemas? Existem alguns sinais que o veículo começa a apresentar que podem ajudá-lo (a) nessa identificação. Um deles, por exemplo, é quando o carro morre enquanto você está dirigindo, ou então quando as luzes do painel são desligadas ou ficam mais fracas. 

Quando estiver com a bateria arriada posso realizar a “chupeta”?

A famosa chupeta é a solução de muitos motoristas para solucionar o problema da bateria arriada. Para quem não sabe, a chupeta realiza uma transferência de carga, ou seja é feito uma ligação em paralelo com outro motor. 

Porém, essa prática pode ser muito arriscada, tanto para a eficiência do veículo, quanto para a segurança dos passageiros. 

Um veículo atualmente possui uma série de sistemas eletrônicos, e quando o motorista realiza a chupeta há o risco de que a carga utilizada para retomar a bateria cause danos à central de injeção eletrônica do carro, aos reguladores de tensão, além de todas os outros equipamentos eletroeletrônicos do veículo.

Além disso, dependendo da carga depositada, a chupeta pode provocar um curto circuito no sistema eletrônico do veículo, o que pode levar à explosão da bateria e causar incêndio do motor. Um baita prejuízo, né? Então não vá arriscar e procure de imediato um profissional quando a bateria estiver arriada. 

Leia também: 5 hábitos para aumentar a vida útil da bateria do carro

O que fazer quando estiver com a bateria arriada? 

O primeiro passo deve ser entrar em contato com especialista. O profissional qualificado irá fazer a devida verificação do problema, identificar o que o causou e realizar as devidas intervenções para solucioná-lo. 

Recorrer à soluções como a chupeta é apenas camuflar possíveis danos à bateria. Apenas um mecânico será capaz de realmente resolver o problema da bateria arriada. 

Por isso, é muito importante que você faça a manutenção do seu veículo com uma concessionária de confiança, que garanta a segurança e o bom funcionamento do seu carro. A Delta Fiat oferece os serviços de manutenção, revisão de carros e assistência técnica e é possível fazer o agendamento online.

Entre em contato com a Delta Fiat e agende sua revisão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *