Barulho no carro: aprenda a identificar os ruídos mais comuns e os seus possíveis significados
Todo barulho no carro é um indicativo de algum defeito nos sistemas e/ou equipamentos do veículo. Portanto, conseguir identificar os ruídos, pode ajudar o motorista a entender qual é a origem do problema.
Pensando nisso, fizemos uma lista com alguns dos barulhos de carros mais comuns, e apresentamos quais são os seus possíveis significados. Veja só:
1. Problema nos amortecedores
Se o carro apresenta perda de estabilidade e trepidações pode ser sinal de alguma falha nos amortecedores do veículo. O som que indica esse tipo de problema surge quando o veículo roda por estradas irregulares, ou seja, quando ele passa por algum buraco na estrada.
Outro movimento que pode indicar problemas nos amortecedores é durante os movimentos mais bruscos no volante, para a esquerda e direita.
2. Vazamento de água no reservatório
Se o veículo apresenta ruídos parecidos com um vazamento, pode ser um indicativo de defeito no reservatório de água. É muito importante ficar de olho nesse sinal, pois a falta de água no radiador pode gerar um superaquecimento do motor, causando danos permanentes ao equipamento.
Por isso, fique atento aos barulhos do carro, e também ao termômetro no painel do veículo, que indica o nível de água presente no reservatório.
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3. Barulho vindo dos pneus do carro
Caso você esteja observando barulho no carro vindo dos pneus, pode ser sinal de dois tipos de problemas: desgastes dos compostos, ou algum tipo de defeito no rolamento das rodas.
Os sons de ambas situações costumam ser bastante similares, e soam como um ronco, que vai aumentando o volume conforme o aceleramento do veículo e a distância percorrida.
Desgaste dos pneus: Segunda a legislação do país, a altura mínima dos sulcos das rodas deve ser de 1,6 milímetro. Além disso, fique atento também aos sinais de desgaste e irregularidades, que podem causar o aparecimento de bolhas e provocar o barulho no carro.
Por isso, quando ouvir um barulho vindo das rodas, e não for identificado nenhum tipo de desgaste, muito provavelmente há algum defeito ou deslocamento de peças nesse sistema.
Problema no rolamento das rodas: o rolamento são esferas de aço que ficam localizadas entre dois anéis de metais, e tem a função de facilitar o movimento de rotação dos pneus, reduzindo o atrito e dando estabilidade na condução.
Portanto, se os pneus não estiverem desgastados, é muito provável que o ruído esteja sendo causado por problemas no rolamento das rodas.
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4. Problemas na correia dentada
Você já ouviu um barulho no carro como se tivesse uma corrente sendo arrastada no chão? Esse ruído é um indicativo de problemas na correia dentada, e geralmente aparece durante a partida e nos momentos de aceleração do veículo.
O barulho pode indicar que há um ressecamento da corrente, ou até mesmo que houve algum tipo de afrouxamento do componente. Portanto, quando ouvir esse som, leve o veículo imediatamente para um mecânico avaliar a situação. Este vai verificar se é possível reparar a correia, ou se será necessário realizar a troca.
5. Ruídos no ar-condicionado
Se o ar-condicionado do carro apresenta ruído constante quando está em uso, é sinal de que há algum defeito com o sistema.
Geralmente, o barulho é um indicativo de problemas no compressor, que pode ter sido gerado pelo excesso de gás no sistema ou pela falta de lubrificação do mesmo. Portanto, quando identificar qualquer ruído, procure um especialista para avaliar o defeito, que pode ser simples de ser corrigido.
Caso o motorista persista em utilizar o ar-condicionado com defeito, é muito provável que cause danos permanentes no sistema, o que no futuro pode representar um custo muito maior para ser solucionado.
5. Problemas com o suporte do motor
O suporte do motor, também conhecidos como coxins, são responsáveis por amenizar a vibração do sistema. Geralmente, os veículos populares contam com três coxins, e quando um desses suportes é danificado pode-se ouvir um barulho grave vindo do motor.
Com o dano no suporte o motor sofrerá com vibrações, o que pode causar danos em outras peças importantes do veículo. Logo, é fundamental que seja feita a correção imediata quando o problema surgir.
6. Necessidade da troca das pastilhas
Geralmente são componentes que apresentam um alto desgaste, por isso é preciso ficar atento. De acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi-Brasil), a espessura das pastilhas não podem ser inferiores a 2mm. A partir desta marca a eficiência da frenagem já fica comprometida.
Geralmente quando as pastilhas chegam a esse limite, o veículo passa a emitir um barulho quando o freio é pressionado. Ou seja, é sinal de que não há mais proteção das peças e as partes metálicas estão encostando, o que pode causar uma pane total no sistema.
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