Correia dentada: entenda o que é e quando é necessário trocá-la
Se você tem um carro, provavelmente já ouviu falar da correia dentada. Esse componente é essencial para o motor e, mesmo sendo muitas vezes esquecido, a manutenção é muito importante para garantir que o seu veículo funcione bem e por muito tempo.
Quer entender melhor sobre esse assunto? Leia o post e saiba o que é a correia dentada, para que serve e quando é a hora certa de trocá-la.
O que é a correia dentada?
A correia dentada é uma peça fundamental do motor do carro. Imagine uma tira de borracha reforçada com pequenos dentes que ajudam a correia a se encaixar perfeitamente nas engrenagens do motor. Ela sincroniza o movimento do eixo de comando de válvulas com o eixo virabrequim.
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Para que serve a correia dentada?
A correia dentada faz com que as válvulas do motor abram e fechem no momento exato em que os pistões se movem para cima e para baixo. Isso garante que o ar e o combustível entrem no motor corretamente e que os gases de escape sejam expelidos de forma eficiente. Sem essa sincronização, o motor não funcionaria corretamente, podendo até sofrer danos graves.
Qual é a diferença entre correia dentada e corrente de distribuição?
1. Correia dentada
A correia dentada é feita de borracha reforçada, o que a torna mais silenciosa e geralmente mais barata para substituir. No entanto, tem uma durabilidade menor e, se quebrar, pode causar danos graves ao motor.
2. Corrente de distribuição
A corrente de distribuição é feita de metal, oferecendo maior durabilidade e menor risco de falhas catastróficas. Pode durar a vida útil do motor, mas precisa ser verificada regularmente. Por outro lado, é mais cara para substituir e pode ser mais ruidosa.
Quanto tempo dura o componente?
A duração da correia dentada varia, mas geralmente é recomendada a substituição a cada 60.000 a 100.000 km ou a cada 5 anos, o que ocorrer primeiro.
O que acontece se a correia dentada quebrar?
Quando a correia se quebra, os danos ao motor podem ser muito caros, como:
- Válvulas dobradas ou quebradas, o que muitas vezes requer a substituição do cabeçote do motor;
- Pistões danificados que precisam de reparos complexos;
- Outros componentes do motor também podem ser afetados, como: guias de válvula, balanceiros e árvores de cames.
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Quando trocar a correia dentada?
Trocar o componente no momento certo evita problemas mecânicos sérios. A recomendação da troca dessa peça, geralmente, acontece depois de uma quilometragem específica ou a cada 5 anos, o que ocorrer primeiro. O ideal é sempre consultar o manual do proprietário do seu veículo e ver em detalhes essa informação.
8 sinais de que a correia dentada precisa ser substituída
Lembrando que esses são só alguns sinais de problemas no componente e que, em alguns casos, eles podem indicar outros problemas:
- Aumento inesperado no consumo de combustível;
- Dificuldade para dar partida;
- Luz de verificação no motor;
- Motor desligando sozinho enquanto você está dirigindo;
- Perda de potência especialmente ao acelerar;
- Rachadura, desgaste ou partes faltando na correia dentada;
- Rangidos ou ruídos de batida vindos do motor;
- Vibrações ou solavancos anormais no carro.
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O que fazer se suspeitar que a correia dentada está com problemas?
Se você suspeitar que o componente está com problemas, siga estes passos:
- Desligue o motor se você ouvir ruídos estranhos ou se o motor estiver vibrando;
- Leve o carro a um mecânico de confiança o mais rápido possível para uma inspeção completa;
- Se a correia estiver desgastada ou danificada, substitua-a imediatamente para evitar reparos mais caros no futuro.
Custos para reparar um motor após a quebra da correia dentada
Os gastos podem variar dependendo do modelo do carro e dos danos, mas em geral incluem:
- Mão de obra para a substituição de válvulas e pistões danificados;
- Compra de peças, como: válvulas, pistões e correia dentada nova;
- Recondicionamento ou substituição do motor em casos graves.
É possível verificar a condição da correia dentada sozinho?
Pode ser complicado, pois ela geralmente está localizada dentro de uma tampa de proteção no motor e fica difícil o acesso sem ter as ferramentas adequadas.
Quais cuidados para prolongar a vida útil da correia dentada?
Para prolongar a vida útil do equipamento, siga estas dicas de manutenção preventiva:
- Sempre substitua a correia conforme recomendado pelo fabricante;
- Realize inspeções periódicas para verificar o estado da correia;
- Evite acelerações bruscas e condução agressiva;
- Mantenha o compartimento do motor limpo para evitar que sujeira e óleo prejudiquem a correia.
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Qual é o valor da correia dentada?
O custo do componente e da manutenção varia dependendo da marca e do modelo do veículo. Para uma estimativa mais precisa, é recomendável consultar um mecânico de confiança.
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