5 hábitos para aumentar a vida útil da bateria do carro

A bateria é um elemento do automóvel que geralmente não recebe a devida atenção por parte dos motoristas. Ela dura em média de 2 a 3 anos, porém pode ter seu tempo de vida útil reduzido consideravelmente se o condutor não tiver os devidos cuidados com o equipamento.

Quer saber como evitar esse cenário? Confira a seguir 5 hábitos para aumentar a vida útil da bateria do carro.

1. Desligue todos equipamentos

 

 

O momento que a bateria do carro é mais exigida é no momento que você vai dar a partida. Para evitar sobrecarga da bateria, é importante lembrar de desligar também os aparelhos que dependem dela para funcionar (faróis, rádio, etc) tanto no momento da partida quanto na hora que desligar o automóvel.

 

2. Higienize os terminais

Terminais da bateria do carro são os polos negativo e positivo desta. Verifique com frequência se há algum resíduo ou se eles estão corroídos. A dica para limpá-los é simples, você pode usar uma esponja de aço e água, assim como água com bicarbonato. Mas lembre-se de realizar a higienização com o carro desligado.

 

3. Mantenha o motor aquecido

Se engana quem pensa que a bateria do carro trabalha somente durante o uso, mesmo com o automóvel parado ela continua trabalhando em stand by. Sua eficiência porém é maior com o motor em funcionamento, já que sua geração de energia se dá enquanto o carro está rodando. A dica portanto, é ligar o motor mesmo que você não utilize o veículo com tanta frequência, cerca de uma vez por semana ligue e deixe a bateria trabalhar por alguns minutos.

 

4. Verifique a capacidade da bateria do carro

Sempre que for instalar qualquer aparelho no automóvel, como alarme, som, ar-condicionado é essencial verificar a capacidade máxima da bateria e do acumulador. Em determinados casos esses aparelhos podem sobrecarregar a bateria se necessário, será preciso trocá-la por um modelo mais resistente.

 

5. Faça manutenção no alternador

O alternador é um equipamento que fica instalado próximo ao motor, sendo responsável por gerar a corrente elétrica necessária para o bom funcionamento de todos os equipamentos elétricos do carro e por manter a carga da bateria constante. Sua manutenção é muito importante para o veículo funcionar em perfeitas condições, muitas vezes quando o carro não liga por exemplo, o problema pode estar no alternador e não na bateria.

 

Faça sua revisão na Delta Fiat

É importante fazer a manutenção do seu veículo com uma concessionária de confiança, que garanta a segurança e o bom funcionamento do seu carro. A Delta Fiat oferece os serviços de manutenção e assistência técnica e é possível fazer o agendamento online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *