Consórcio de carros: como funciona essa modalidade de compra?

Você sabe como funciona o consórcio de carros? Esta é uma modalidade de compra de veículos que surge como alternativa para quem não quer investir um alto valor de imediato. É um negócio flexível que envolve baixo custos, inúmeras possibilidades do uso do crédito, dentre outras vantagens. 

No texto a seguir você vai entender melhor como funciona um consórcio de carros. Além disso, vamos apresentar quais são as vantagens de optar por essa modalidade de compra. Confira! 

Como funciona o consórcio de carros? 

O consórcio de veículos inicia através de uma administradora que reúne um grupo de pessoas quem têm interesse em adquirir um automóvel. 

Cada membro deste grupo fica responsável por contribuir com um valor mensal durante todo o período de vigência do consórcio. Essa quantia é o que chamamos de fundo comum, ou seja, é uma reserva que é rentabilizada como garantia do poder de compra. 

Mensalmente será realizado uma assembleia que reunirá todos os participantes do consórcio de carros. É o momento em que pelo menos um dos participantes ganhará o sorteio da carta de crédito com o valor que foi pré-estabelecido em contrato. 

As vantagens de optar pelo consórcio de carros

Conhecer melhor os diferenciais do consórcio de carros é essencial para que você tome uma decisão mais fundamentada. E, claro, adequada ao que você precisa. 

São muitas as opções disponíveis no mercado, com administradoras especializadas e competentes que podem auxiliar você na contratação.

Confira as principais vantagens de se optar por um consórcio:

Flexibilidade

Um dos maiores diferenciais de um consórcio de carros é a flexibilidade. São diversas as opções de contratação e, com isso, é muito fácil encontrar uma que tenha tudo a ver como que você está buscando. 

No momento de escolher a administradora, você deve informar o valor estimado das parcelas e qual o prazo máximo para contemplação.

A partir disso, a administradora vai apresentar opções e possibilidades, e você se organiza para contratar aquela mais adequada. 

Ou seja, é possível fazer um planejamento financeiro, para se certificar de que as parcelas não vão pesar para você. Além disso, você pode definir qual será a data máxima para a compra do veículo. Lembrando que, em caso de sorteio ou lance, isso pode acontecer antes do previsto.

Baixos Custos

Um dos pontos de destaque do consórcio é a sua ótima relação custo-benefício. Principalmente quando comparado a outras formas de aquisição de bens — como o financiamento — o consórcio se diferencia pelos baixos custos praticados.

Isso acontece, sobretudo, porque não há incidência de juros na compra, que são os maiores responsáveis pelo aumento considerável do preço final do bem. 

No caso do consórcio, há uma taxa predeterminada à administradora. Além disso, o valor das parcelas pode ser reajustado, eventualmente, se houver mudança no valor do bem. Porém, em hipótese alguma serão cobrados juros dos consorciados — o que faz uma enorme diferença no valor final.

Parcelamento Integral

O consórcio de carros é uma das poucas possibilidades de compra que permitem o parcelamento integral do valor do bem. Assim, se você pretende comprar um carro, não precisa dar nenhum valor de entrada, o que é uma excelente oportunidade para aqueles que não dispõem de capital imediato.

Logo, mesmo que você não tenha muitos recursos em caixa, pode se organizar e planejar para reservar uma determinada quantia por mês.

Consórcio de carros Fiat

Inúmeras possibilidades do uso do crédito

Os grupos de consórcio são divididos em categorias. Existem os bens móveis, os bens imóveis e os serviços. Então, se você entrou para um consórcio de um carro de passeio, ele automaticamente está na categoria bens móveis.

Contudo, no momento da contemplação, você tem a possibilidade de adquirir qualquer bem móvel. Seja um veículo de outro modelo ou até mesmo embarcações e aeronaves — solucionando as diferenças de valor junto à administradora.

Essa flexibilidade permite que você se sinta ainda mais seguro no momento de contratação. Caso deseje alterar alguma coisa, é possível e simples de fazer.

Poder de compra à vista

Ao ser contemplado, o consorciado recebe uma carta de crédito, que vai ser utilizada para a compra do bem escolhido. A administradora do consórcio é quem cuida da conclusão do negócio.

Um ponto interessante de se observar aqui é que a carta de crédito tem o valor completo do bem ou serviço. Ou seja, você tem um poder de negociação muito maior com a empresa que vai te oferecer o produto. 

É possível negociar maiores descontos e outros benefícios, utilizando para isso o grande poder de compra do pagamento à vista. 

Além disso, é possível usar até 10% do valor da carta para despesas administrativas da compra. No caso de um veículo, por exemplo, esse valor é usado para os licenciamentos e outros procedimentos burocráticos necessários. Assim, o desconto conquistado na compra à vista é revertido em benefícios para o próprio usuário.

Atualização do valor no consórcio de carros

O consórcio de carros funciona com a junção de pessoas que acabam montando um fundo de capital em conjunto. Com cada um fazendo uma contribuição mensal, é possível que, a cada mês um ou mais consorciados retirem a sua carta de crédito e façam a aquisição do automóvel.

Isso significa que, sempre haverá consorciados que farão a retirada do bem logo no começo do contrato e também aqueles que ficam para o final.

A administradora sempre faz a atualização do valor, aumentando as parcelas se for necessário. O objetivo é garantir que, independentemente de fatores como inflação ou passagem do tempo, todos tenham acesso ao mesmo bem.

Assim, o primeiro e o último contemplados terão exatamente o mesmo poder de compra — uma forma justa e equilibrada de contratação.

Antecipação ao lance

Como já dissemos, o consórcio de carros não é uma estrutura engessada. Caso você receba uma verba inesperada, é possível propor a antecipação de algumas parcelas, que funcionam como um lance. 

Portanto, os consorciados que oferecerem os maiores lances serão contemplados e poderão retirar a sua carta de crédito antes do previsto, sem depender do sorteio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *