Tipos de CNH: conheça as categorias existentes na legislação brasileira

Na legislação brasileira existem 5 diferentes tipos de CNH. Cada tipo de habilitação atende a uma categoria específica de veículo. É muito importante que os motoristas tenham conhecimento dessas especificidades para estarem devidamente habilitados em sua respectiva categoria.

Os diferentes tipos de CNH se enquadram nas categorias A, B, C, D e E e englobam especificações que vão desde o número de lugares do automóvel até o peso do mesmo.

A seguir vamos apresentar quais são as características de cada categoria de CNH e quais veículos estão inclusos. Continue a leitura e descubra!

Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC)

É uma autorização distinta da CNH e conta com etapas e exigências mais brandas para sua validação. Ela permite que as pessoas conduzam veículos de duas ou três rodas, providos de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos. Além disso, a velocidade máxima não pode exceder 50 km/h.

O documento tem validade de apenas 12 meses.

Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC)
Foto: Detran

Categoria A

Na categoria A estão incluídos os veículos motorizados que contam com 2 ou 3 rodas.

Esse tipo de CNH é comumente utilizado pelos motoristas que pretendem conduzir motos. Mas também englobam demais veículos como triciclos, ciclomotor, entre outros.

Tipos de CNH: Categoria A

Categoria B

Essa é a categoria de CNH mais requisitada pelos motoristas, tendo em vista que inclui os carros de passeio mais tradicionais.

Os veículos da categoria B possuem 4 rodas ou mais, contam com um peso bruto total de até 3.500 kg e não podem ter uma lotação que exceda 8 passageiros, excluindo o motorista.

Carros de reboque também podem estar incluídos nessa categoria, desde que a soma de veículo + reboque não ultrapasse o limite de peso bruto de 3.500 kg.

Exemplo de veículos da categoria B: automóvel, picape, utilitário, etc.

Tipos de CNH: Categoria B

Categoria C

Na categoria C estão incluídos todos os veículos da categoria anterior, a diferença é que o limite do peso bruto total nesse caso pode chegar a até 6.000 kg.

Essa habilitação de CNH é especificada, principalmente, para veículos de transporte de carga, como caminhões, por exemplo. Outros veículos dessa categoria: trator de roda, trator de esteira, equipamento automotor destinado à execução de trabalho agrícola, de construção, dentre outros.

Para tirar a carteira de motorista da categoria C, o condutor precisa estar habilitado na categoria B há pelo menos um ano.

Categoria C

Categoria D

A categoria de CNH D é específica para veículos de transportes de passageiros, como ônibus e vans, por exemplo, onde a lotação exceda o total de oito passageiros. Abrange também os veículos das categorias B e C.

Para conseguir essa habilitação o motorista precisa ter mais de 21 anos, obter a carteira de motorista na categoria C há pelo menos um ano e na categoria B há pelo menos dois anos.

Categoria D

Categoria E

Essa é categoria mais alta dentre os diferentes tipos de CNH. Aqui não há restrições, nem de passageiros ou de peso bruto total. Na categoria E estão incluídos inclusive veículos que contam com mais de um reboque por exemplo, como é o caso das carretas. Outros veículos incluídos na categoria são os veículos que tracionam trailer e os ônibus articulados.

Nesse caso para tirar a habilitação na categoria E o motorista precisa ter 21 anos e possuir a habilitação há pelo menos um ano nas categorias C ou D.

Tipos de CNH: Categoria E

Veja mais informações sobre as categorias no site do Detran.

Outras informações sobre os diferentes tipos de CNH

    • Peso Bruto Total: quando falamos de peso bruto total do veículo estamos nos referindo ao peso total do mesmo incluindo o tanque de combustível cheio, estepe, macaco. Além disso, também deve-se levar em conta a lotação do veículo com o peso dos passageiros e carga;
    • Conduzir um veículo de uma categoria que o motorista não esteja habilitado é considerado uma multa de trânsito gravíssima. A infração pode levar a apreensão do automóvel e também o recolhimento da carteira de motorista.
  • A renovação de todas as habilitações devem acontecer a cada 5 anos. Com exceção dos motoristas com mais de 65 anos, onde esse período deve ser a cada 3 anos.

– Leia também: Multa por dirigir sem habilitação: qual o valor a ser pago?

Seu veículo na Delta Fiat

concessionária Delta Fiat oferece diferentes modelos de automóveis para atender um público diversificado. Carros de passeio, caminhonetes, vans, você encontra tudo isso por condições super especiais.

A Venda Direta é uma dessas condições voltada para públicos específicos como é o caso de Pessoas Jurídicas, CNPJ, PcD, Produtor Rural, Taxistas, Auto Escolas, Transportador Escolar, Frotistas e Locadoras.

Quer saber mais sobre esse benefício? Então não deixe de clicar no nosso banner abaixo.

Banner para ofertas de Venda Direta

– Leia também: CNH digital: confira o passo a passo para obter o documento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *