Dicas para motoristas de primeira viagem

Adquirir o seu primeiro carro é uma realização como poucas na vida de uma pessoa. Porém ser motoristas de primeira viagem não é nada fácil, pois você não tem muita experiência com os inúmeros detalhes que um carro tem e é muita coisa para se preocupar, muitos equipamentos para conferir, revisão disso, revisão daquilo,que essa alegria acaba se tornando uma dor de cabeça, não é mesmo?

Mas não precisa ser assim. Para te ajudar nós separamos algumas dicas para motoristas de primeira viagem que serão essenciais para você se adaptar com essa nova rotina de contar com um carro na garagem. Então pega papel e caneta e vai anotando as orientações.

 

Manual do proprietário

A primeira dica para motoristas de primeira viagem e talvez a mais importante de todas é essa: sempre consulte o manual do proprietário se você estiver com alguma dúvida sobre o funcionamento do seu carro. Cada veículo vem com um manual que conta com instruções específicas para aquele modelo, tudo que foi colocado aqui foi embasado por inúmeros estudos realizados pelo próprio fabricante para garantir o perfeito funcionamento do seu automóvel. Nele deve conter todas as informações sobre prazos de revisão, sobre cada modelo de peça do carro, além de instruções sobre o veículo.

 

Revisão

Todo carro necessita de revisão periódica, sendo que alguns itens necessitam de prazos específicos de manutenção. É muito importante,portanto, que o motorista de primeira viagem fique atento a esses prazos para evitar problemas maiores que podem prejudicar a vida útil do seu carro.

 

Dica: óleo de motor

É importante verificar o nível de óleo do veículo, mas o motorista de primeira viagem deve ficar atento com a temperatura do motor, que não pode estar muito quente. Quando for realizar essa avaliação, faça em casa antes de ligar o carro. Para verificar o nível você deve puxar a vareta e observar o nível do óleo, que deve estar entre o mínimo e o máximo.Quando estiver abaixo do normal complete com o lubrificante indicado no manual do proprietário. Existem três tipos de óleo, conheça mais sobre eles:

  • óleo sintético:é o mais elaborado e é mais resistente à oxidação, pois suas moléculas são mais uniformes, apresentando melhor viscosidade e maior poder de limpeza.
  • mineral: a diferença é que este tipo é obtido através do refino do petróleo.
  • semissintético: é a mistura dos dois anteriores.

Quer saber qual o tipo de óleo mais correto para o seu carro? Então confira esse texto.

 

Alinhamento das rodas: quando devo fazer?

Geralmente o recomendado é que o alinhamento seja feito dentre 5 mil a 10 mil quilômetros rodados. Porém pode existir a possibilidade de realizá-lo antes do prazo, saiba quando isso é necessário:

  • Sempre que realizar troca de pneus
  • Quando o motorista sentir o volante puxar para um dos lados ao dirigir
  • Quando os pneus apresentarem desgaste em forma de escamas
  • Se sentir qualquer tipo de vibração no carro
  • Se o volante estiver duro
  • Quando existir um desgaste não homogêneo dos pneus

 

Dica para aumentar a vida útil da bateria

Se você acha que a bateria do carro funciona somente durante o uso você está muito enganado, mesmo com o veículo parado ela continuando trabalhando em stand by. Sua eficiência porém é maior com o motor em funcionamento, já que sua geração de energia se dá enquanto o carro está rodando. A dica para motoristas de primeira viagem portanto, é ligar o motor mesmo que você não utilize o veículo com tanta frequência, cerca de uma vez por semana ligue e deixe a bateria trabalhar por alguns minutos.

 

Veja aqui outras dicas de como você pode aumentar a vida útil da bateria do seu automóvel.

 

Garantia

Os motoristas de primeira viagem devem estar atento às especificidades da garantia do veículo para eventuais necessitas. Por isso separamos algumas informações importantes:

  • O prazo da garantia do carro só começa a contar a partir da entrega do produto ou finalização do serviço.
  • São cobertas todas as peças que apresentem algum tipo de falha de material, defeito de fábrica ou problemas que são anteriores à comercialização do veículo, como por exemplo danos provocados durante o transporte deste.
  • Existem dois tipos de garantias, a legal e a contratual

 

Dúvidas: Pergunte ao Mecânico

Ainda ficou com alguma dúvida sobre central multimídia no carro? Nós podemos te ajudar! Acesse esse link e esclareça suas dúvidas com o nosso mecânico!

dúvidas para um mecânico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *