Airbag: saiba tudo sobre esse mecanismo de segurança veicular
O airbag é um dos mecanismos de segurança mais importantes para a prevenção de lesões em acidentes de carro. Obrigatório para veículos 0km desde 2014, o equipamento é acionado em situações de emergência, como em batidas ou desacelerações bruscas, prevenindo o impacto dos usuários contra o painel do veículo.
No texto a seguir vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse mecanismo de segurança, como por exemplo: quais são os tipos de airbags mais comuns? De que forma ele é acionado? O que deve ser feito após uma batida? Continue a leitura e fique por dentro.
O que é airbag?
Como o próprio nome já diz, airbag é uma bolsa de ar que é instalada em veículos com objetivo de minimizar lesões em acidentes.
O mecanismo se parece com uma almofada e é feita de nylon. Internamente há um dispositivo que conta com um gás capaz de formar uma reação química e encher essa almofada em situações de emergência.
Entre os componentes mais utilizados para acionar o airbag estão a azida de sódio e o nitrato de guanidina.
Como funciona o airbag?
O airbag é composto por sensores localizados em partes estratégicas do veículo (frente, traseira, laterais, bancos, entre outras), além de um computador de bordo e um balão de ar.
Em suma, seu funcionamento se dá da seguinte forma:
- Os sensores presentes no veículo detectam um impacto e/ou desaceleração abrupta;
- Essa informação é enviada para uma unidade de diagnóstico que avalia a força do impacto, assim como identifica quais sensores foram atingidos;
- É emitido um sinal para acionamento do airbag mais adequado;
- Quando as substâncias (azida de sódio e o nitrato de guanidina) são aquecidas, há uma reação química brusca, gerando um gás que preenche rapidamente as bolsas de ar;
- Assim que acionado, o sistema amortece o impacto no rosto, peito e coluna do motorista e passageiros.
De acordo com as estatísticas de trânsito, o tempo para impacto do motorista no volante é de 50 milissegundos. O airbag precisa apenas de 40 milissegundos para encher, sendo suficiente para garantir a proteção.
Para garantir que os usuários não sofram asfixia, há furos na almofada que garantem que ela perca gradativamente a pressão após o acionamento. Estima-se que seja necessário apenas quatro segundos após a batida para o balão estar esvaziado.
Tipos de airbag
Listamos abaixo os modelos de airbag mais comuns disponíveis no mercado. Confira:
- Duplo frontal: É o único obrigatório para veículos 0km. Está localizado no painel em frente ao motorista e ao banco do passageiro ao lado;
- Lateral: Pode estar presente em toda a lateral do veículo ou apenas na parte dianteira. Protege principalmente o torso dos ocupantes;
- Cortina: Está localizado na região das janelas do veículo. Também ajuda na proteção contra impactos na parte lateral do veículo. Além disso, protege os ocupantes dos cacos de vidro, durante a batida.;
- Central: Localizado entre os bancos dianteiros, esse tipo de airbag é acionado com objetivo de evitar que os passageiros choquem entre si durante uma colisão;
- Traseiro: Fica no encosto dos bancos traseiros, portanto, protege a cabeça dos passageiros em batidas na parte de trás do veículo;
- Airbag de cinto: É quando o cinto de segurança conta com uma tecnologia inflável. Em caso de acidentes, a bolsa de ar é acionada e envolve o cinto, amenizando o impacto sobre o corpo do usuário;
- De capô: Localizado na base do para-brisa, esse airbag é utilizado para proteger o pedestre em caso de contato com o capô do veículo.
Airbag tem prazo de validade?
Isso vai depender da montadora. Mas, em geral, não há um prazo de validade. Contudo, é indicado que seja realizada uma manutenção no mecanismo de segurança a cada 10 ou 20 anos.
Fique atento à uma luz de aviso do airbag presente no painel de instrumentos do seu veículo. Quando ela estiver acesa é um indício de que o mecanismo conta com alguma falha. Portanto, nesse caso, você deve realizar a manutenção imediatamente.
Como funciona a manutenção após acidentes?
Após o veículo sofrer uma batida em que foi necessário o acionamento do airbag, o mesmo deverá passar por manutenção. Nesse caso, todo o sistema deverá ser substituído, incluindo volante, painéis, bolsas de ar, o módulo de diagnóstico, sensores, cintos de segurança, cabos e chicotes.
Nesse momento surge uma outra dúvida: qual o preço do airbag? Em caso de instalação de um novo sistema o custo gira em torno de R$ 10 mil reais, incluindo o valor do equipamento e a mão de obra.
Leia também: Revisão de carros: como manter a durabilidade e segurança do veículo