Airbag: o que é, como funciona, tipos, cuidados e manutenção

O airbag é um dos mecanismos de segurança mais importantes para a prevenção de lesões em acidentes de carro.
Obrigatório para veículos 0km desde 2014, o equipamento é acionado em situações de emergência, como em batidas ou desacelerações bruscas, prevenindo o impacto dos usuários contra o painel do veículo e reduzindo a probabilidade de ferimentos graves na cabeça, tórax e coluna.
No texto a seguir, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse importante mecanismo de segurança, como: o que é um airbag, quais os tipos mais comuns, como ele é acionado, o que fazer após uma batida, entre outros pontos. Continue a leitura para conferir!
O que é airbag?
Como o próprio nome já diz, airbag é uma bolsa de ar que é instalada em veículos com objetivo de minimizar lesões em acidentes.
O mecanismo se parece com uma almofada e é feita de nylon. Internamente há um dispositivo que conta com um gás capaz de formar uma reação química e encher essa almofada em situações de emergência.
Entre os componentes mais utilizados para acionar o airbag estão a azida de sódio e o nitrato de guanidina, substâncias que, ao reagirem, produzem nitrogênio em alta velocidade.
– Leia também: Isofix: o que é, para que serve e como funciona esse sistema de segurança
Como funciona o airbag?
O airbag do carro é composto por sensores localizados em partes estratégicas (frente, traseira, laterais, bancos, entre outras), além de um computador de bordo e um balão de ar.
Em suma, seu funcionamento se dá da seguinte forma:
- Os sensores presentes no veículo detectam um impacto e/ou desaceleração abrupta;
- Essa informação é enviada para uma unidade de diagnóstico que avalia a força do impacto, assim como identifica quais sensores foram atingidos;
- É emitido um sinal para acionamento do airbag mais adequado;
- Quando as substâncias (azida de sódio e o nitrato de guanidina) são aquecidas, há uma reação química brusca, gerando nitrogênio que preenche rapidamente as bolsas de ar;
- Assim que acionado, o sistema amortece o impacto no rosto, peito e coluna do motorista e passageiros.
Importante: o airbag só é acionado quando a desaceleração atinge um nível pré-determinado. Pequenas colisões podem não dispará-lo, o que evita acionamentos desnecessários.
De acordo com as estatísticas de trânsito, o tempo para impacto do motorista no volante é de 50 milissegundos. O airbag precisa apenas de 40 milissegundos para encher, sendo suficiente para garantir a proteção.
Para garantir que os usuários não sofram asfixia, há furos na almofada que garantem que ela perca gradativamente a pressão após o acionamento. Estima-se que seja necessário apenas quatro segundos após a batida para o balão estar esvaziado.
Tipos de airbag de carro
Listamos abaixo os modelos de airbag mais comuns disponíveis no mercado. Confira:
- Duplo frontal: É o único obrigatório para veículos 0km. Está localizado no painel em frente ao motorista e ao banco do passageiro ao lado. A obrigatoriedade foi inicialmente estabelecida pela Resolução CONTRAN nº 311/2009. Essa norma foi posteriormente revogada e substituída pela Resolução CONTRAN nº 964/2022, que reafirma a exigência do airbag frontal para condutor e passageiro em veículos das categorias M1 e N1 fabricados a partir de 1º de junho de 2022;
- Lateral: Pode estar presente em toda a lateral do veículo ou apenas na parte dianteira. Protege principalmente o torso dos ocupantes;
- Cortina: Está localizado na região das janelas do veículo. Também ajuda na proteção contra impactos na parte lateral do veículo. Além disso, protege os ocupantes dos cacos de vidro, durante a batida.;
- Central: Localizado entre os bancos dianteiros, esse tipo é acionado com objetivo de evitar que os passageiros choquem entre si durante uma colisão;
- Traseiro: Fica no encosto dos bancos traseiros, portanto, protege a cabeça dos passageiros em batidas na parte de trás do veículo;
- Airbag de cinto: É quando o cinto de segurança do veículo conta com uma tecnologia inflável. Em caso de acidentes, a bolsa de ar é acionada e envolve o cinto, amenizando o impacto sobre o corpo do usuário;
- De capô: Localizado na base do para-brisa, esse airbag é utilizado para proteger o pedestre em caso de contato com o capô do veículo.
Alguns veículos de alta tecnologia já incluem airbags de joelho e de proteção para ciclistas e motociclistas em colisões.
– Leia também: Itens de segurança do veículo: quais são obrigatórios?
Airbag tem prazo de validade?
Isso vai depender da montadora. Mas, em geral, não há um prazo de validade. Contudo, é indicado que seja realizada uma manutenção no mecanismo de segurança a cada 10 ou 20 anos.
Luz do airbag acesa: o que pode ser?
Fique atento à luz de aviso do airbag presente no painel de instrumentos do seu veículo. Quando ela permanece acesa, é um sinal de que há alguma falha no sistema, o que significa que, em caso de acidente, o mecanismo pode não ser acionado corretamente.
As causas mais comuns para a luz do airbag acender incluem:
- Defeito nos sensores: os sensores responsáveis por detectar impactos podem estar com mau funcionamento ou danificados;
- Conexões soltas ou corroídas: fios e conectores que ligam o sistema podem estar soltos, oxidados ou danificados;
- Problemas no módulo do airbag: falhas no computador responsável por processar as informações do sistema;
- Acionamento anterior: caso o airbag já tenha sido acionado e não tenha sido substituído corretamente;
- Bateria fraca ou troca recente: a queda de tensão elétrica pode gerar falhas temporárias no sistema.
Independentemente do motivo, a luz acesa nunca deve ser ignorada. O ideal é levar o veículo imediatamente a uma oficina autorizada ou concessionária para diagnóstico e reparo.
– Leia também: Significado das luzes do painel do seu carro: conheça os principais
Como funciona a manutenção após airbag acionado?
Após o veículo sofrer uma batida em que o airbag foi acionado, o mesmo deverá passar por manutenção. Nesse caso, todo o sistema deverá ser substituído, incluindo volante, painéis, bolsas de ar, o módulo de diagnóstico, sensores, cintos de segurança, cabos e chicotes.
Nesse momento surge uma outra dúvida: qual o preço do airbag? Em caso de instalação de um novo sistema o custo gira em torno de R$ 10 mil reais, incluindo o valor do equipamento e a mão de obra, podendo variar conforme a marca e modelo do veículo
Além do reparo, é essencial verificar se o veículo sofreu algum recall relacionado ao airbag, como no caso do conhecido recall dos airbags Takata, que afetou milhões de veículos no mundo.
– Saiba mais em: Airbag estourado: É possível recuperá-lo? Tire suas dúvidas
FAQ: dúvidas frequentes sobre airbag de carro
Separamos as dúvidas mais frequentes sobre airbag. Algumas já foram respondidas ao longo do texto, mas reunimos tudo aqui para facilitar a sua consulta. Confira!
O que é airbag?
Airbag é uma bolsa de ar feita de nylon, instalada em veículos com o objetivo de minimizar lesões em acidentes. Ela infla rapidamente em situações de emergência, amortecendo o impacto no corpo dos ocupantes.
Quem inventou o airbag?
A ideia surgiu na década de 1950, mas o primeiro sistema funcional foi desenvolvido por Allen Breed, em 1968, nos Estados Unidos.
Como funciona o airbag?
O sistema conta com sensores, um módulo de diagnóstico e a bolsa de ar. Ao detectar um impacto ou desaceleração brusca, os sensores enviam um sinal para inflar o airbag em milissegundos, protegendo motorista e passageiros.
Onde fica o sensor do airbag?
Os sensores podem estar localizados na parte frontal, traseira, laterais, bancos e outras áreas estratégicas do veículo, dependendo do modelo e do número de airbags instalados.
Qual a velocidade para acionar o airbag?
O acionamento depende da desaceleração, não apenas da velocidade. Normalmente, ele dispara em colisões equivalentes a um impacto contra parede a cerca de 20 a 30 km/h ou mais.
A partir de que ano os carros têm airbag obrigatório?
No Brasil, desde 2014 todos os veículos 0 km saem de fábrica com airbag duplo frontal como item obrigatório.
Luz do airbag acesa, o que pode ser?
Pode indicar defeito nos sensores, conexões soltas ou corroídas, problemas no módulo do sistema, acionamento anterior não reparado ou bateria fraca. O ideal é levar o veículo para diagnóstico imediato.
O que significa “Passenger Airbag On” e “Passenger Airbag Off”?
Indica se o airbag do passageiro está ativado ou desativado. “On” significa ativo e pronto para ser acionado em colisão, enquanto “Off” indica que ele está desligado.
Por que desativar o airbag do passageiro em algumas situações?
A desativação pode ser necessária quando um bebê conforto é instalado no banco dianteiro voltado para trás, para evitar ferimentos graves à criança em caso de acionamento.
Quando o airbag é acionado dá perda total?
Não necessariamente. O acionamento indica colisão de maior intensidade, mas a perda total depende do custo de reparo em relação ao valor do veículo.
Quanto custa um airbag novo?
O custo médio para substituir o sistema completo após acionamento gira em torno de R$ 10 mil, incluindo peças e mão de obra, podendo variar conforme marca e modelo do veículo.
Conclusão: segurança e tecnologia lado a lado na Delta Fiat
O airbag é um aliado indispensável para a segurança de motoristas e passageiros, atuando de forma rápida e eficaz para reduzir o risco de ferimentos graves em caso de colisão.
Desde sua obrigatoriedade, ele se tornou parte fundamental do pacote de segurança automotiva, acompanhando outras tecnologias que, juntas, salvam milhares de vidas todos os anos.
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