Gasolina aditivada ou comum? Diferenças e melhor opção para seu veículo
“Afinal, qual é a melhor opção: gasolina aditivada ou comum?” Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre os motoristas, que buscam descobrir como essa escolha pode influenciar em aspectos como economia de combustível e performance do veículo.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para esclarecer algumas das principais questões acerca dos diferentes tipos de gasolina. Continue lendo e tenha acesso as seguintes informações:
Qual a diferença entre gasolina comum e aditivada?
Antes de falar sobre as diferenças entre ambos tipos de gasolina, precisamos destacar aquilo que lhes são semelhantes. Por exemplo, ambas contam com a mesma taxa de octanagem de 93, mínimo nível exigido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Essa taxa indica a capacidade do combustível de resistir a altas temperaturas e pressões na câmara de combustão do motor antes de detonar. Portanto, quanto maior for a octanagem, maior será a resistência à denotação e, consequentemente, melhor será o desempenho do automóvel.
Agora vamos à principal diferença entre a gasolina comum e a aditivada: a adição de aditivos que uma delas possui e a outra não.
Isto é, a gasolina aditivada possui dispersantes químicos como o detergente, que têm como função a realização de uma limpeza dos resíduos gerados pelo combustível dentro do motor.
Conheça também a gasolina premium
Além da gasolina comum e da aditivada, há também uma opção premium disponível no mercado. Ela conta com uma octanagem mínima de 97 unidades, logo, ela proporciona um melhor desempenho para o veículo.
No entanto, a gasolina premium é indicada apenas para modelos esportivos de alta potência.
– Leia também: Gasolina tem validade? Saiba mais sobre prazos de validade dos combustíveis
A gasolina aditivada melhora a performance do veículo?
Não, esse tipo de combustível se distingue da comum apenas por suas características de limpeza, não tendo nenhuma influência no desempenho do veículo.
A única gasolina que apresentará benefícios nesse sentido é a gasolina premium.
O tipo de gasolina influencia no gasto com combustível?
Você deve estar se perguntando qual das duas opções de gasolina rende melhor, certo? A verdade é que ambas apresentam o mesmo rendimento, contudo, suas características podem influenciar nos gastos com combustível a longo prazo.
O uso frequente da gasolina comum pode gerar a perda de eficiência do carro, o que acarretaria em consumo mais elevado de combustível.
Isso acontece porque a gasolina comum deixa resíduos no interior da câmara de combustível, que são espécies de goma. Com o tempo, esse acúmulo de goma pode dificultar a mistura da gasolina com o ar, provocando uma combustão irregular, o que aumentaria o consumo de combustível.
No caso da gasolina aditivada isso é evitado, uma vez que seus componentes mantêm o interior limpo.
– Leia também: 10 dicas para economizar combustível
Qual a melhor opção: gasolina comum ou aditivada?
Essa resposta depende de uma série de fatores e de algumas circunstâncias. Por exemplo, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) indica o uso de tipos diferentes para cidade e para a estrada.
Segundo a ANP, dentro da cidade, onde há trânsito de veículos e o tráfego é mais lento, o mais recomendado é o uso da gasolina aditivada. Agora, em estradas, onde a velocidade é maior, recomenda-se a utilização da gasolina comum.
Você pode optar ainda pelo revezamento do tipo de gasolina, garantindo assim a limpeza da câmara de combustível e a melhor eficiência para seu veículo.
Cuidado com o uso da gasolina aditivada
Quando for optar pela gasolina aditivada é preciso que isso seja feito de forma gradativa. Pois quando o seu veículo está acostumado apenas com a gasolina comum, a mudança de combustível pode fazer com que haja uma limpeza excessiva no motor, retirando assim partículas relevantes para o funcionamento do sistema de combustível.
Logo, no início recomenda-se que o abastecimento seja realizado com uma mistura entre os dois tipos de gasolina.
– Leia também: Álcool ou gasolina: qual é a melhor escolha para seu carro?
Gostou do artigo? A Delta Fiat é uma concessionária Fiat em Juiz de Fora com mais de 25 anos de experiência. Confira outros assuntos no nosso blog!