Venda de carros durante a pandemia: quais as alternativas adotadas?
A pandemia de coronavírus trouxe inúmeras modificações na rotina de todos. Com o isolamento social como principal medida de contenção do vírus, muitos hábitos tiveram que ser repensados e readaptados. A Delta Fiat, por exemplo, criou alternativas para a venda de carros durante o período.
Nesse momento, nossa concessionária está funcionando com um atendimento 100% online. Todo o processo de venda de carros está sendo feito com intuito de preservar a segurança de nossos funcionários e clientes.
Elaboramos um passo a passo explicando melhor como tem sido o processo de venda durante a pandemia. Confira!
Primeiro passo da venda de carros: o que o cliente está buscando?
O cliente deve avaliar quais características e atributos valoriza e busca em seu novo veículo. Exemplo: motorização, espaço interno, consumo, design, preço, conteúdo, conectividade
Segundo passo: avaliação de mercado
É hora de avaliar as opções de veículos disponíveis no mercado que podem atender às suas necessidades. Para isso, você pode consultar sites de montadora ou a imprensa especializada.
Terceiro passo: contato com a concessionária
Identificado o modelo que atende às suas necessidades? Chegou a hora de entrar em contato com a concessionária da marca.
Como obter informações sobre o veículo de forma segura e confortável nesse momento que vivemos? Através dos canais digitais oferecidos pela concessionária que representa a marca escolhida.
O e-mail ou WhatsApp são formas eficientes e rápidas de comunicação nesse primeiro momento de interação. Entre em contato com a concessionária e informe qual o modelo do seu interesse.
Quarto passo: alinhamento com o cliente
Contato recebido, o especialista em atendimento digital da Delta Fiat entrará em contato pelo meio solicitado. Nesse momento é importante garantirmos que o modelo selecionado realmente atenderá às suas necessidades e expectativas.
Esse papel do especialista digital é essencial para a satisfação do cliente. Caso identifique algo, cabe a ele direcionar para o modelo que, dentro do depoimento do cliente, mais atenderá seu perfil (motorização, espaço interno, consumo, design, preço, conteúdo, conectividade).
Quinto passo: hora de conhecer o carro
Você irá receber imagens e vídeos com todos os detalhes do carro por meio de uma apresentação digital.
Sexto passo: vai utilizar o seu carro usado na troca?
O atendente deverá identificar se o cliente pretende utilizar o seu veículo usado como parte do pagamento.
A avaliação, que usualmente é presencial, nesse momento será feita com base em imagens enviadas pelo cliente (as imagens devem retratar os pontos positivos e caso tenha, negativos do veículo. Exemplo: roda arranhada, parte do veículo amassada, parte faltante, farol quebrado, pneu sem condição uso etc).
O especialista deve levantar também as informações que influenciarão diretamente na avaliação (relação quilometragem e tempo de uso, estado geral do veículo, revisões em dia, licenciamento e multas).
Como essa etapa será a distância, o valor da avaliação será diretamente associado às informações prestadas pelo cliente. Ou seja, caso alguma informação não esteja de acordo, a avaliação será impactada.
Sétimo passo da venda de carros: test drive
Chegamos na principal parte da venda de carros, a experimentação do produto! Essa etapa consiste no cliente ter a real percepção do veículo!
Nesse momento, o Test Drive pode ser levado até o cliente, respeitando todas normas de segurança e bem estar de todos os envolvidos (sem contato físico, vidros abertos, veículo previamente higienizado).
Oitavo passo: negociação
É hora de dar o resultado da avaliação e iniciar as negociações. O especialista deve entender a necessidade com relação a forma de pagamento, valor de parcela que cabe no orçamento do cliente etc.
Caso a negociação envolva financiamento, todo o processo de análise do crédito será feito 100% online, com toda transparência e segurança.
Outro ponto importante, é oferecer ao cliente as possibilidades de instalação de acessórios, de forma a deixar o veículo mais personalizados.
Além disso, os serviços adicionais prestados como seguro veicular, emplacamento e garantia estendida, por exemplo, podem ser contratadas junto ao especialista. É possível inclusive colocá-los no financiamento, ou seja, o cliente não descapitaliza e o impacto na parcela é mínimo.
Nono passo: entrega do veículo
Chegou o tão aguardado momento de você receber o seu veículo. A entrega técnica deve ser feita com horário agendado e a concessionária deve garantir a segurança de todos os envolvidos nesse processo.
Entrega do novo veículo – podemos fazer da forma tradicional: Presencial com horário agendado, garantindo a exclusividade do atendimento e segurança de cliente e do entregador técnico.
Outra alternativa: a Delta leva o veículo de plataforma até o local de escolha do cliente em Juiz de Fora, com garantia de segurança (quilometragem não é afetada). Nesse caso, faremos o envio de vídeos da entrega técnica abordando os principais recursos do veículo 0km por WhatsApp, para que o cliente possa tirar as suas dúvidas a tempo e hora.