Calço hidráulico: entenda o que é e quais são as principais causas
O calço hidráulico é um problema que pode trazer sérios prejuízos ao motor do carro. Por isso, é importante que todo motorista entenda o que é e quais são as causas dessa falha.
Preparamos este artigo para explicar detalhadamente tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e tenha acesso às seguintes informações:
O que é calço hidráulico?
O calço hidráulico ocorre em motores movidos a pistão, sendo causado pela entrada de um líquido (água ou combustível) no interior da câmara de combustão.
A vazão irregular deste líquido forma uma massa que não é capaz de ser comprimida pelo pistão. Com isso, há um travamento abrupto, gerando empeno ou até mesmo a ruptura das bielas ou mesmo do virabrequim.
Entenda como esse problema acontece
Em geral, o propulsor de um carro trabalha com três elementos em forma líquido. São eles:
- Óleo lubrificante: tem a função de reduzir o atrito entre as partes, além de ajudar na manutenção de uma temperatura apropriada;
- Líquido de arrefecimento: também ajuda na manutenção da temperatura;
- Combustível: esse líquido passa por uma pulverização na câmara de combustão numa mistura ar-combustível. É responsável por gerar a explosão interna que vai mover o propulsor do veículo.
Como já citado anteriormente, geralmente, o calço hidráulico no motor ocorre pela entrada de água ou combustível na câmara de combustão.
Contudo, o problema também pode ser causado pelo óleo lubrificante. Isso pode acontecer por causa de um anel quebrado, por exemplo, o que provoca a sua queima e, consequentemente, sua entrada na câmara. Essa situação pode ser identificada por uma fumaça preta que é emitida no escape.
O calço hidráulico pode acontecer em duas situações distintas, sendo elas:
- Durante marcha lenta ou de baixa rotação: neste caso, o motor do carro deve apenas parar de funcionar;
- Durante giros altos: nesse caso, várias peças podem ser danificadas, como o próprio pistão e a biela, e também pode causar avarias no cárter, cabeçote e até mesmo o bloco.
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Principais causas do calço hidráulico no motor
Várias situações podem causar um calço hidráulico, desde o desgaste nas peças até o alagamento do motor em movimento.
Listamos abaixo as causas mais comuns para esse problema. Confira!
1. Danos na junta do cabeçote
Posicionada entre o cabeçote e o bloco, essa peça tem a função de separar o acesso da água e óleo do motor até a câmara de combustão.
Uma vez danificada, a junta do cabeçote perde a sua eficácia em controlar a passagem da água. Em geral, a danificação dessa peça ocorre pela degradação natural do tempo e/ou pela falta de uso do motor por um longo período. Neste caso, o motorista deve procurar um especialista para realizar a substituição da junta.
2. Travamento dos bicos injetores de combustível
Como adiantamos, o combustível em excesso também pode causar o calço hidráulico no motor. Isso pode acontecer em decorrência do travamento dos bicos injetores, que ficam abertos e, assim, faz com que o combustível seja esguichado ao compartimento de combustão.
Dessa forma, com o cilindro cheio de combustível, o pistão não será capaz de comprimir a mistura ar-combustível, levando ao seu travamento.
O que fazer?
Se você identificar que há combustível em excesso sendo transferido para a câmara de combustão, é recomendado retirar as velas para dar a partida, de modo que o líquido possa ser expelido.
Além disso, deve-se retirar o bico injetor travado e avaliar o seu estado, que pode indicar a necessidade de limpeza ou troca.
Busque um especialista para realizar a avaliação e medidas corretivas necessárias.
3. Rodar em trechos alagados
Outro motivo comum que leva ao calço hidráulico é a circulação em trechos alagados. Nesse caso, a água do exterior do veículo entra no motor e trava o movimento do pistão dentro do cilindro.
Essa água pode ingressar no veículo de duas maneiras:
- Através do filtro de ar: ela entra pela frente do veículo e vai direto para o motor;
- Pelo cano de descarga: entra pela traseira do carro.
Em geral, a entrada de água começa a ser um perigo para o funcionamento do veículo quando o seu nível está acima da metade das rodas. Se esse for o caso, não arrisque seguir conduzindo por esse trecho.
Outra dica quando estiver passando por uma enchente é jogar uma marcha forte (primeira ou segunda), acelerar e não tirar o pé do acelerador em momento algum. Com isso, você estará forçando os gases do escapamento, evitando que a água alcance o motor.
– Leia também: Revisão de carros: como manter a durabilidade e segurança do veículo
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