Ferramentas para carro: quais são essenciais para um kit de emergência
Uma das criações humanas que mais nos auxilia no dia a dia é o carro. E sabemos também que ele exige cuidados e manutenção, por isso, nesse artigo vamos listar 10 ferramentas para carro que podem te auxiliar.
Daremos algumas dicas para montar um kit de ferramentas de emergência para carros e evitar os apertos que eventualmente podem acontecer na estrada. Se você é uma pessoa precavida — ou quer se tornar — recomendamos continuar a leitura. Vamos lá?
Kit de ferramentas para carro: o que levar?
Quem nunca passou por uma emergência em que se uma ferramenta adequada estivesse no carro poderia ter sido evitada?
Um pneu não calibrado, uma bateria arriada ou uma mangueira solta são problemas que podem acontecer a qualquer um que tem carro.
Pensando nisso, vamos citar a seguir algumas ferramentas de carro essenciais para levar no porta-malas do seu veículo e poupar tempo, evitar sufocos e gastos não previstos, como chamar o guincho, por exemplo.
1. Alicate universal
O alicate é ferramenta coringa para carro e permite cortar algum fio, lâmina ou chapa de metal ou até mesmo fazer algum aperto de peças. Pode salvar, principalmente, quem não tem vários tipos de chave de fenda.
2. Auxiliador de partida
O auxiliador de partida é um aparelho portátil. Basta ligá-lo a bateria do veículo nos momentos em que ela descarrega.
Existem diversos modelos no mercado e a escolha fica a critério de cada um. A maioria deles possui:
- Cabo para se conectar a porta 12V do carro;
- Opção 2 em 1, podendo ser utilizado também como compressor;
- Contam ainda com lanterna e entrada USB.
3. Cabo de transferência para bateria
Diversos fatores podem descarregar a bateria do veículo, como ficar sem usá-lo por muito tempo ou deixar o rádio e outros componentes elétricos funcionando por longos períodos.
Item indispensável em um kit de ferramentas de emergência para carros, o cabo de transferência vai servir para carga na bateria, conhecida popularmente por “chupeta”.
Com duas garras positivas e duas negativas, basta conectar o cabo aos polos da bateria e fazer a ligação para conseguir, pelo menos, dar partida no carro.
4. Canivete
Pode ser um objeto com muitas funções em um kit de ferramentas de emergência para carro, como cortar fiação. Geralmente é compacto, ocupando pouco espaço, e é fácil de guardar no porta-luvas.
Alguns modelos multifunções possuem ferramentas auxiliares, como um alicate, ponta fenda e diferentes lâminas de corte, tornando o produto ainda mais prático.
5. Chaves de fenda
Existem vários tamanhos de chaves de fenda e, como ferramenta para carro, são recomendadas aquelas com haste mais comprida, para conseguir acessar alguns locais mais difíceis.
Se preferir, também estão disponíveis diversos kits de chaves, com soquetes e bits, desde os mais simples, cujo estojo cabe embaixo do banco, até os mais completos, com medidas para vários tipos de porcas e parafusos.
6. Chave de biela
Item imprescindível entre as ferramentas de mecânico automotivo, a chave de biela auxilia com parafusos sextavados, como os que fixam a bateria do carro, por exemplo.
A chave, que tem um formato em “L”, também pode ter diversos tamanhos, assim como a chave de roda; pode ser comprada na medida correta para o seu carro ou em um kit com tamanhos variados.
7. Chave de roda
Item de série na maioria dos modelos, é uma das ferramentas para carro essenciais para levar sempre no porta-malas.
Existem diversos modelos, mas a mais completa é a chave em formato de cruz, com quatro bocas de diferentes medidas: 17 mm, 19 mm, 21 mm e 23 mm.
Vale ressaltar que alguns modelos de carros têm parafusos de roda de tamanhos específicos e exigem uma chave própria.
8. Compressor de pneus
Que os pneus são um dos principais componentes de um carro não é novidade. Devem ser sempre verificados para otimizar o desempenho e consumo de combustível, além da segurança dos passageiros.
A pressão abaixo da recomendada pelo fabricante pode diminuir a durabilidade dos pneus em até 8 mil quilômetros. Por isso a importância de um compressor de ar portátil em um kit de ferramentas para carro.
A maioria dos modelos pode ser ligada na entrada 12v do carro e ainda possui adaptadores de bico para encher outros objetos, como pneus de bicicletas ou bolas.
O uso deles é prático: basta conectá-lo ao pino do pneu, ajustar a calibragem adequada e monitorar o marcador até a atingir a marca necessária.
– Leia também: Calibragem de pneus: tudo o que você precisa saber sobre o assunto
9. Lanterna
Um artigo que cabe em qualquer lugar e também pode auxiliar bastante em um kit de ferramentas para carro é a lanterna.
Dê preferência para as que tenham luz de led e permitam foco direcional, para iluminar locais específicos, mas também uma luz difusa, para auxiliar em locais mais amplos.
Algumas lanternas também têm a função de luz pulsante, que serve de alerta a outros motoristas, principalmente, na estrada.
As lanternas recarregáveis costumam ter mais horas de duração do que os modelos movidos a pilhas, sendo mais práticas como ferramenta emergencial.
10. Macaco hidráulico
Um contratempo muito comum para condutores é o pneu furado, sempre sem aviso, hora ou lugar — para os “mais sortudos”, sempre em um momento inoportuno.
Por isso, a maioria dos carros precisa ter o macaco, um aliado tão importante quanto a chave de roda para a troca de pneu.
O modelo hidráulico é mais forte que o modelo mecânico, podendo levantar, em média, até 2 toneladas, o que suporta a maioria dos carros domésticos.
Também é o tipo ideal para quem precisa de uma forcinha extra na hora de içar o carro, porque costuma exigir menos esforço e ser mais prático de manusear, se comparado ao modelo de fábrica.
O macaco hidráulico está disponível no mercado em diversas opções, sendo as mais interessantes para um kit de ferramentas de emergência para carro os seguintes modelos:
- Macaco hidráulico jacaré: é perfeito para carros pequenos. As versões mais compactas são ideais para ter no porta-malas. Chamado assim por seu formato lembrar um jacaré com a boca aberta;
- Macaco hidráulico garrafa: recebe esse nome por seu formato cilíndrico que lembra uma garrafa. Tem maior capacidade de elevação, suportando até 10t, é robusto e possui bom custo-benefício
Para escolher o tipo mais adequado é sempre bom levar em conta quanto peso será erguido, qual a altura máxima a que cada modelo consegue chegar — para troca de pneus, por exemplo, poucos centímetros já são suficientes — e a portabilidade de cada um, como peso e dimensões.
É sempre válido ressaltar que veículos com a revisão em dia dificilmente apresentarão problemas na rua, por isso a importância de fazer a manutenção regularmente.
– Leia também: Revisão de carros: mantenha a durabilidade do seu veículo
Dicas bônus de ferramentas para carro
Para incrementar o seu kit de ferramentas para carro inclua mais alguns itens não associados necessariamente a mecânica do seu veículo, mas que podem fazer toda a diferença em algumas situações.
1. Extintor de incêndio
Desde 2015 o extintor de incêndio automotivo não é mais um artigo obrigatório nos carros de passeio. De acordo com a Resolução 556 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) o extintor é de uso e porte facultativo em veículos.
Mas se você é do time de prevenção a acidentes pode incluir o extintor de incêndio no kit de ferramentas de emergência para carros. A relevância do produto em caso de sinistros pode ajudar na segurança dos passageiros.
Para incluir o objeto entre suas ferramentas para carro é necessário se atentar a alguns aspectos importantes, como o tipo de extintor e validade.
- O tipo mais indicado para carros de passeio são os extintores ABC, que possuem validade de até cinco anos;
- Eles também combatem chamas em materiais sólidos, originadas em componentes elétricos, como bateria e fiação, ou em líquidos inflamáveis, como combustíveis;
- É obrigatório que o extintor tenha o selo de certificação do Inmetro;
- O manômetro, “reloginho” na parte superior do extintor, deve estar sempre na marca verde, indicando que a pressão no conteúdo do interior está adequada;
- Se o extintor estiver amassado, enferrujado ou com o lacre rompido não o utilize.
Vale ressaltar que o porte de extintor de incêndio irregular em veículo de uso facultativo é passível de multa. A infração se enquadra como grave, com multa de R$195, além de cinco pontos na CNH e retenção do veículo.
2. Kit de primeiros socorros
Ao conduzir um carro sempre esperamos que nada de ruim aconteça. Mas no trânsito existem fatores que estão além do nosso controle e acidentes acontecem. Nesse momento é possível estar preparado com um kit básico de primeiros socorros.
Ainda que não sejam ferramentas de carro, se tratando da segurança de passageiros esse kit pode ser útil. Da mesma forma que o extintor de incêndio, os materiais de primeiros socorros não são itens de porte obrigatório.
Se você optar por montar o seu, aqui vão alguns produtos que não devem faltar:
- Luvas de látex descartáveis — para evitar contaminações;
- Curativos e materiais adesivos — como gases esterilizadas, ataduras, esparadrapo e band-aid;
- Soluções — como um antisséptico, para pequenos cortes ou arranhões
Importante lembrar que em casos de acidentes e para socorro de vítimas é fundamental um treinamento para uso de qualquer produto ou técnica. Ter o kit no carro é um cuidado necessário, mas use-o apenas se estiver seguro para isso.
Você incluiria algum item nessa lista? Conte para a gente nos comentários abaixo!
– Leia também: Checklist de segurança do carro: confira dicas importantes