Macacos para carro: conheça os diferentes tipos e como utilizá-los
Se você é motorista e já passou por uma situação de emergência com um pneu furado na estrada, você entende a importância dos macacos para carro. O equipamento será o seu principal aliado para sair deste tipo de situação.
Afinal, ninguém está isento de passar por momentos deste tipo, concorda? Logo, o mais adequado é você se preparar para caso algo parecido venha a acontecer com você.
Nós vamos ajudá-lo (a) com isso. Preparamos algumas das principais informações que todo motorista precisa saber sobre o assunto.
Até o final do artigo, você terá acesso as informações abaixo. Confira!
Quais os tipos de macacos para carro?
Existem três categorias distintas de modelos de macaco de carro no mercado automotivo: do tipo mecânico, hidráulico e elétrico.
Eles se diferenciam, basicamente, por suas estruturas e também pela tecnologia utilizada para elevar o veículo do chão.
Mas afinal, como escolher o melhor modelo dentre tantas opções de macacos para carro? Para tomar essa decisão é preciso levar em consideração dois fatores principais: o tamanho do seu veículo, assim como o tipo de manutenção que será realizada.
Vamos explicar um pouco sobre cada um dos tipos de macacos de carros a seguir. Confira:
1. Macaco Hidráulico
É o tipo de macaco de carro mais comum entre os motoristas. Isso acontece pelo fato de ser um equipamento de fácil manuseio, que não exige força na hora de elevar o veículo.
Além disso, o macacos hidráulicos suportam capacidades de pesos bastante elevadas, e também são fáceis de transportar no próprio carro.
Tipos de macaco hidráulico:
- Macaco Jacaré: este modelo conta com rodinhas em sua composição para facilitar a locomoção do veículo. Ele conta com uma alavanca em sua estrutura, que vai fazer com que o carro passe por uma elevação lateral. Suporta veículos de até 2 toneladas;
- Macaco garrafa: seu principal diferencial é o fato de suportar veículos muito pesados (de até 15 toneladas) e por ser compacto, facilitando também sua armazenagem.
2. Macacos para carro mecânico
Também é um equipamento que não exige grandes esforços por parte do motorista para conseguir elevar o veículo.
Porém, alguns motoristas podem sentir dificuldade de acoplar o equipamento no carro, e temem que com isso possam danificar a lataria.
Porém, basta seguir as instruções do próprio automóvel do local correto para usar de apoio e você não terá grandes transtornos para utilizar este modelo de macaco.
Tipos de macaco mecânico:
- Macaco joelho: possui uma manivela e alavanca e utiliza uma canaleta como suporte para elevar o carro. Ergue o carro no sentido oposto, levantando o carro apenas de um lado;
- Macaco sanfona/tijolinho: este tipo de macaco vai fazer uma pressão vertical no veículo. Logo, vai empurrá-lo para cima e levantá-lo lateralmente. Sua estrutura é composta por um sistema de movimentação de alavanca e base plano da ferramenta.
3. Macaco elétrico
O macaco elétrico é também de fácil manuseio e não exige qualquer tipo de força por parte do motorista.
Para que o equipamento funcione ele deve ser conectado ou na bateria do carro ou no acendedor do mesmo.
Atenção às normas de segurança!
O manuseio de macacos para carro pode ser muito perigoso se não for feito com cautela. Portanto, para evitar acidentes, é importante que os motoristas sigam determinadas normas de segurança. Como por exemplo:
- O macaco deve, necessariamente, estar posicionado em uma superfície plana;
- O freio precisa estar acionado quando for utilizar o equipamento;
- Não é recomendado deixar o veículo em posição suspensa por um período muito longo;
- Veja bem onde é o ponto de apoio do carro e certifique-se de ter estacionado o veículo em um local seguro;
- Tenha um kit de emergência no carro: chave de roda, triângulo de sinalização, um estepe e claro, o macaco.
– Leia também: Direção defensiva: conheça as boas práticas para dirigir e evitar acidentes
Como utilizar macacos para carro?
Como dissemos o manuseio correto é fundamental para garantir a segurança na hora de elevar o veículo.
O Centro de Experimentação e Segurança Viária, entidade que estuda e faz avaliações sobre a segurança veicular, preparou algumas orientações para quando os motoristas precisarem utilizar macacos para carro.
- O primeiro passo deve ser sinalizar o local onde parar o carro. Para isso, coloque o triângulo em uma distância superior a 30 metros. Caso esteja próximo de curvas essa distância pode ser maior. Lembre-se também de ligar o pisca alerta.
- Feito isso, você precisa puxar o freio de mão e manter o carro engatado na primeira marcha. Isso vai evitar que o veículo se mexa durante a troca de pneu.
- Afrouxe as porcas ou parafusos (apenas meia volta em cada um) antes mesmo de suspender o veículo.
- Fixe o macaco no ponto indicado no manual, certificando-se de que ele esteja apoiado em solo firme.
- Alguns macacos possuem manivela de abertura e fechamento integrada no próprio sistema. Outros vão precisar da utilização de uma chave de roda para que seja feito o movimento.
- É hora de realizar o levantamento: solte as porcas ou parafusos por completo, e então substitua a roda. Volte depois para apertar as porcas/parafusos antes de baixar o carro. Quando o mesmo estiver no chão faça um aperto final para certificar de que está seguro. E pronto, troca realizada com sucesso.
– Leia também: Quando trocar os pneus do carro? Veja como descobrir o momento ideal
Gostou do artigo? A Delta Fiat é uma concessionária Fiat em Juiz de Fora com mais de 25 anos de experiência. Confira outros assuntos no nosso blog!