7 vantagens de fazer um consórcio

Existem diferentes meios de comprar um veículo 0km. Entre os principais estão financiamento, troca, venda direta e o consórcio de carros. Porém, este último ainda é envolto em dúvidas e muitos não sabem se é melhor que fazer um financiamento, por exemplo. Pensando nisso, preparamos esse texto para apresentar as vantagens do consórcio, opção que pode ser a ideal para a sua situação financeira e necessidades.

Confira as vantagens de um consórcio segundo as dicas da Delta Fiat. 

O que é consórcio de carro? 

Consórcio de carro é uma modalidade de compra de carros em que não é necessário investir um alto valor de imediato. Através do intermédio de uma administradora, o interessado na compra deve entrar em um grupo que conta com pessoas que desejam adquirir um veículo de um mesmo valor.

Todos os membros do grupo ficam responsáveis por pagarem um valor mensal durante todo o período de vigência do consórcio de carros. Essa quantia é chamada de fundo comum, isto é, uma reserva que é rentabilizada como garantia do poder de compra.

Mensalmente é realizada uma assembleia que reúne todos os participantes do grupo do consórcio. Neste momento, pelo menos um dos participantes será sorteado com a carta de crédito no valor que foi pré-estabelecido em contrato.

Em média, os grupos têm duração de 12 a 180 meses.

– Leia também: Financiamento de veículos: tire suas dúvidas sobre a modalidade

Vantagens do consórcio de carros

Veja abaixo sete benefícios de optar pela compra de seu carro 0km através de um consórcio

1) Flexibilidade: faça o consórcio que cabe no seu bolso

O consórcio é um tipo de parcelamento planejado: antes de assinar o contrato com a administradora, você define quanto precisa para comprar o carro ou quanto pode pagar.

Além disso, escolhe em quanto tempo deseja quitar as parcelas, portanto, já no começo da negociação, você sabe os valores que pagará.

Portanto, o consórcio é muito flexível desde o momento da assinatura. Você poderá se comprometer com aquilo que tem condições de arcar, sem surpresas.

2) O consórcio não tem juros

O sistema de consórcio não tem juros por natureza. Existe, porém, uma taxa de administração referente aos serviços que a empresa presta aos clientes e grupos de consórcio.

Cada administradora cobrará sua taxa, não sendo um valor fixo de mercado. Ela é embutida em cada parcela.

A isenção de juros do consórcio é uma das principais diferenças dele para o financiamento. Tanto os juros quanto a taxa de administração elevam os valores a serem pagos, então vale fazer uma boa análise antes de assinar um dos contratos.

Porém, a taxa do consórcio costuma ser menor que a taxa de juros de um financiamento. As empresas de consórcio podem cobrar um valor extra na primeira parcela referente a cobertura de custos do grupo de consórcio, porém, esse valor será descontado do valor total da taxa de administração.

3) Adquira um novo carro sem entrada

Diferente de outras formas de compra de carro, o consórcio não exige um valor de entrada.

O preço do carro será dividido integralmente entre as parcelas definidas no contrato entre consorciado e administradora. Para quem não tem urgência em ter o carro ou está sem capital para fazer um investimento rapidamente, essa é uma ótima solução.

4) O consórcio pode te dar um poder de compra à vista

Quando o consorciado é contemplado no sorteio do consórcio com a carta de crédito (ou a conquista através de um lance), ele ganha poder de comprar um veículo à vista. Na prática, isso significa que ele poderá negociar por melhores preços e vantagens na compra.

consórcio de carros

5) Mesmo que você não tenha urgência, o consórcio pode adiantar a aquisição do seu carro

O consórcio foi feito para o motorista que quer um carro novo, mas não precisa dele imediatamente e opta pelo pagamento suave e planejado.

Porém, sempre existe a possibilidade de adquirir o carro mais rápido: sendo contemplado pelo sorteio ou dando o lance (adiantamento de parcelas) mais alto. Com o consórcio, você pode sair de carro novo antes do esperado.

6) A carta de crédito dá mais do que a possibilidade de comprar um carro

Geralmente você pode usar até 10% do valor do crédito recebido para arcar com custos da aquisição do carro. O seu dinheiro investido no consórcio representa mais do que o prometido.

7) O consórcio estimula a compra responsável

Como o consórcio é feito com parcelas que cabem no bolso do cliente, ele estimula o planejamento financeiro mensal, ensinando a poupar dinheiro e a investir os recursos em bens que valem a pena.

Além disso, o consórcio de carros permite que seu patrimônio seja ampliado, melhorando o seu futuro e de sua família. Ao final das parcelas, você pode até pegar o dinheiro poupado e usá-lo da forma que achar melhor.

Leia também: Consórcio ou financiamento? Descubra a melhor forma de comprar o seu carro

vantagens-consorcio

Quais são os valores envolvidos em um consórcio de carros? 

O valor incluso no pagamento de um consórcio consiste no valor do bem em si, neste caso um carro, além de uma taxa de administração e o fundo de reserva.

A taxa de administração varia entre 14% a 20% do valor total pago, sendo referente aos serviços que a administradora presta aos clientes e grupos de consórcio. Essa quantia é embutida em cada parcela.

Já o fundo de reserva é destinado para cobertura de perdas em casos de inadimplência no grupo, entre outros encargos.

Como escolher um bom consórcio de carros? 

Caso você decida pelo consórcio, é preciso pensar em alguns detalhes. Mesmo essa sendo uma opção vantajosa, é preciso se preocupar com a escolha do melhor consórcio de carros.

Isso porque as condições mudam de administradora para administradora. E nem todas são confiáveis — como em qualquer negócio, você tem que conhecer a outra parte, certo?

Por isso a Delta conta com um simulador de consórcio, que trará toda a segurança e planejamento que você precisa para tomar uma decisão. Faça agora o seu e aproveite todas as vantagens!

Consórcio Delta

Com o Consórcio Delta você usufrui de todas essas vantagens e pode planejar a troca do(s) seu(s) veículo(s) sem pagar juros. Temos uma das menores taxas de administração do mercado. Clique na imagem abaixo para mais informações. 

– Leia também: Consórcio ou financiamento de carro? Descubra qual a melhor modalidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *