Como lavar o motor do carro de modo seguro? Descubra!

O motorista geralmente tem um cuidado todo especial com o seu carro. E uma das principais dúvidas envolvendo esse cuidado é em relação a lavagem do motor. Afinal, como lavar o motor do carro de modo seguro? 

“E se eu lavar o carro em casa será que vou estragar alguma peça?” Esse é um dos piores pesadelos para os motoristas. Mas não precisa ser assim, se você seguir determinadas recomendações é possível sim lavar o motor do carro com segurança. 

E nós vamos ajudá-lo nessa tarefa. Continue a leitura e confira o passo a passo de como lavar o motor do carro de modo seguro. 

O passo a passo de como lavar o motor do carro

É muito importante que o motorista siga as recomendações que citamos abaixo, para evitar que as peças do motor possam ser danificadas durante a lavagem do carro. Então anota aí como lavar o motor do carro de modo seguro:

Primeiro passo: pressão da água

A primeira coisa que você precisa ter em mente de como lavar o motor do carro é em relação a pressão da água utilizada nesse processo. Isso mesmo, o grande problema não está na água em si, mas na sua pressão. 

O grande risco está no contato da água com determinados componentes elétricos. Então, você precisa identificar quais são e onde estão localizados os pontos vulneráveis do motor. 

Segundo passo: identificando os pontos vulneráveis

Os veículos hoje em dia contam com uma série de módulos eletrônicos e conectores elétricos que são danificados se entram em contato com a água. 

Esses componentes estão localizados, normalmente, ao lado do motor, e tem alguns fixados no painel traseiro do mesmo. 

Basicamente os componentes que deve-se evitar o contato com a água são aqueles que possuem conexão de um chicote elétrico. Como por exemplo, o módulo do ABS, alternados, a bobina, a caixa de relés, dentre outros. 

Terceiro passo: proteja os equipamentos

Antes de realizar a lavagem do motor é preciso proteger os ponto vulneráveis. E a melhor forma de protegê-los é com sacos plásticos. 

Isso mesmo, pegue vários sacos e envolva as peças com eles, inclusive a bateria do carro. Dessa forma, você evita que o jato d’água atinja diretamente as vedações. 

Quarto passo: verificação de outros itens

Além de proteger os componentes eletrônicos é importante também ter alguns cuidados com outros itens sensíveis do carro. Por exemplo, você deverá verificar se a tampa de reposição do óleo do motor e do reservatório da direção hidráulica estão bem fechadas. 

Essa etapa é importante para evitar que a água prejudique o funcionamento desses elementos. 

Quinto passo: conexões da bateria

É muito importante que na hora de limpar o motor do carro o motorista não desligue as conexões da bateria. Mas por que? Pois dependendo do modelo do seu carro, é possível que nessa lavagem você perca algumas programações dos módulos eletrônicos. 

Sexto passo: a escolha dos materiais

Utilizar os materiais adequados é um dos passos mais importantes de como lavar o motor do carro de modo seguro. 

Deve-se ter muito cuidado com os produtos químicos que podem ressecar e danificar as correntes e mangueiras do veículo. São produtos que não podem ser usados de forma alguma: solvente, sabão em pó, ácidos, e elementos à base de petróleo, como querosene. 

Utilize produtos específicos para a lavagem do motor, estes itens podem ser facilmente encontrados em lojas de autopeças. 

Sétimo passo: a lavagem em si

É importante ressaltar que, durante a lavagem do motor este deve estar desligado e já frio. É indicado o uso de luvas para sua proteção. 

Primeiro aplique o produto escolhido para limpeza sobre o motor e deixe-o agindo por um tempo, de modo que a sujeira possa ser dissolvida por completo. Em seguida, jogue a água com o máximo de cuidado possível, evitando jatos fortes em cima do motor. 

Caso julgue necessário, você pode também utilizar uma escova de nylon para auxiliar na remoção da sujeira mais pesada, localizada em espaços de difícil acesso. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *