Revisão de carros: como manter a durabilidade e segurança do veículo

A revisão de carros é uma das principais ações que o motorista pode tomar para cuidar de seu investimento. Ela garante que este bem perca menos valor, indica procedimentos de manutenção e segurança cruciais aos usuários do veículo, entre outras vantagens.

Por isso é importante que o motorista tenha uma atenção especial com a manutenção preventiva de seu carro para preservá-lo por mais tempo. Para isso ele deve se atentar para fazer a revisão do carro periodicamente para garantir um bom funcionamento, assim como uma maior vida útil para o mesmo.

É comum surgirem dúvidas sobre revisão de carros, ainda mais para motoristas de primeira viagem. Para te ajudar, preparamos algumas dicas fundamentais para você estar a manutenção do seu veículo em dia.

Você vai descobrir o que revisar, qual o período indicado para cada revisão, quais as vantagens da manutenção preventiva e também conhecer quais são as consequências de não seguir a risca o recomendado.

A revisão de carros deve ser feita com a própria concessionária

A manutenção de carros deve ser feita com a concessionária, pois caso o motorista opte por outras opções de oficina mecânica ele pode perder a garantia.

Muita gente acredita que este é um truque das empresas para manter o cliente por perto, porém o motorista experiente sabe que o objetivo é ter o máximo de cuidado com o carro e garantir manutenção profissional, com peças originais e procedimentos aprovados pela montadora.

 

Motivos para realizar a revisão do carro periodicamente:

Mais segurança

A segurança é um dos fatores primordiais para que o motorista busque constantemente uma avaliação para o seu veículo. E isso não deve acontecer só quando você já detectar algum tipo de falha ou defeito de uso. A busca pela revisão do carro deve ser uma rotina programada para os motoristas, somente dessa forma será possível prever riscos para evitar possíveis acidentes.

Economia

Ao realizar a revisão do carro periodicamente você certamente estará economizando dinheiro. Dessa forma é possível identificar diversos problemas mais sérios no veículo que podem, por exemplo, danificar alguma parte do motor, ou de alguma área mecânica. A revisão do carro irá prever esses riscos e prevenir que você tenha gastos muito maiores tendo que trocar alguma peça ou equipamento.

Outra forma de economia é que ao estar com a manutenção em dia você evita possíveis gastos com multas de trânsito que poderiam ocorrer devido a problemas elétrica, ou de algum pneu careca, por exemplo.

O que é feito durante a revisão de carros?

Durante a revisão do seu veículo será realizado alguns procedimentos que tem objetivo de avaliar as condições de funcionamento gerais do veículo. Na análise de performance do carro devem ser feitas diversas calibragens, assim como reparos que objetivam um melhor rendimento das peças. São verificados diversos itens, indicamos alguns dos mais comuns:

  • Filtro de óleo
  • Óleo
  • Pneus
  • Velas de ignição
  • Filtro de ar
  • Filtro de ar condicionado
  • Filtro de combustível
  • Óleo de câmbio manual
  • Correia dentada
  • Fluido de freio

Qual o período indicado para realizar a revisão do carro?

Os especialistas indicam que a revisão aconteça a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada 6 meses, o que acontecer primeiro. Porém, para ser mais assertivo é importante que o motorista confira o Manual do Proprietário de seu veículo para seguir as recomendações do fabricante, sendo esta realizada de forma personalizada para as peças e funcionamento do carro especificamente.

1. Muito além da troca de óleo

Segundo Acauã Carvalho,  Chefe de Oficina da Delta Fiat a revisão programada é a única forma de garantir o perfeito funcionamento do veículo. Através dela é possível avaliar uma série de itens aconselhados pela Fiat.

A revisão é importante porque ela vai muito além da troca de óleo: acontece a avaliação de mais de 45 itens de segurança e conforto do veículo, como suspensão, freios, sistemas eletroeletrônicos, fluidos etc.

2. Melhorar o desempenho e manter a garantia

As revisões dos carros Fiat geralmente são realizadas a cada 10 mil km, sendo que em alguns modelos ocorrem a cada 12 mil, 15 mil ou 20 mil km. É essencial realizar as revisões nos prazos corretos, para assegurar a garantia de fábrica. Informe-se no momento da compra!

Além das revisões que mantém a garantia, a Fiat oferece atualizações periódicas do carro que são realizadas no ato da revisão e podem melhorar consideravelmente o desempenho do veículo, inclusivo com substituição de peças por versões mais eficientes gratuitamente.

Riscos de circular sem a revisão de carros e período indicado para manutenção

A revisão de carros não é somente um meio de aumentar a vida útil do seu veículo. Mas principalmente, de garantir a segurança durante a condução. Ao pegar a estrada sem uma manutenção adequada você fica sujeito a diversos riscos. A seguir vamos apresentar alguns dos principais riscos de circular sem a manutenção adequada.

Problemas no motor

Como você já deve saber o motor é a principal parte de qualquer veículo. Para o seu perfeito funcionamento estão envolvidos pelo menos quatro sistemas: o de arrefecimento, lubrificação, elétrico e exaustão.

Qualquer tipo de problema ou defeito em qualquer um desses sistemas podem causar sérios problemas com o veículo. Muitas vezes, inclusive, podendo causar a perda total do motor, ou até mesmo ocasionando graves acidentes.

Mau funcionamento da lubrificação

Os riscos nesse caso são de rompimento de determinadas peças e também de superaquecimento do sistema.

Mau funcionamento do arrefecimento

A principal função do sistema de arrefecimento do veículo é a de manter a temperatura ideal do motor para o seu perfeito funcionamento.

O mau funcionamento do arrefecimento pode causar o superaquecimento do motor e até causar a perda total do mesmo. Outro problema que pode vir a acontecer é que se a temperatura estiver muito baixa, pode-se ter dificuldade em ligar o carro ou perder a potência.

Dica de manutenção do veículo

Se você tem dúvidas sobre o sistema de arrefecimento do seu veículo, confira a dica que o Chefe de Oficina da Delta Fiat, Acauã Carvalho preparou e fique por dentro sobre a manutenção desse equipamento.

Dicas Delta Fiat

Você tem dúvidas sobre o sistema de arrefecimento do seu veículo? Então confira no vídeo a dica do Chefe de Oficina da Delta Fiat, Acauã Carvalho e fique por dentro de tudo sobre a manutenção.

Posted by Delta Fiat on Monday, December 11, 2017

Nível do óleo do motor

O óleo do motor é um dos itens mais importantes a ser examinado, já que a falta ou excesso deste item podem causar sérios danos ao motor. Para verificar o nível deve-se utilizar a vareta, que deve estar entre o mínimo e o máximo.

Manutenção: O prazo máximo para troca em todos os casos são de seis meses, independente da quilometragem.

Veja também neste artigo qual o tipo de óleo correto para cada carro e evite falhas no motor

Filtro de óleo

Sua função é reter impurezas que podem prejudicar o funcionamento do lubrificante de reduzir o atrito entre as peças do motor.

Período de manutenção: fazer a cada 10 mil quilômetros, podendo variar em alguns modelos de veículo chegando a 15 mil quilômetros.

Filtro de combustível

É importante a troca deste item para que a bomba de combustível não tenha danos e não cause entupimento no tanque.

Manutenção: o ideal é que ocorra a troca a cada 15 mil quilômetros.

Filtro de ar

Seu objetivo é limpar o ar usado pelo motor durante a combustão, garantindo assim que o motor não consuma mais combustível que o necessário.

Frequência: a cada 15 mil quilômetros.

Correia dentada

Esta deve ser verificada em todas as revisões realizadas no automóvel. Ela dura em média cerca de 50 mil quilômetros.

Sistema elétrico

O sistema elétrico de um veículo envolve uma série de dispositivos e sistemas que dependem deles para funcionar. Esse sistema é responsável por gerar a combustão do carro. Na revisão elétrica deve ser medido o alternador, a descarga da bateria, as lâmpadas e fusíveis do automóvel.

Revisão: deve ser realizada pelo menos uma vez por ano.

 

Cuidados com os sistemas de suspensão e direção

A suspensão do veículo está relacionada com a performance do mesmo e também é importante para a segurança de todos os passageiros. Em casos de problemas na suspensão o motorista pode vir a sentir menos estabilidade na condução, principalmente em curvas e frenagens, podendo causar acidentes graves.

Molas e amortecedores

Garantem a estabilidade do carro. Quando desgastados podem prejudicar a frenagem e causar vazamentos e até aquaplanagem.

Revisão: o indicado é que seja feita a revisão a cada 7 mil quilômetros e a troca a cada 40 mil quilômetros.

Pneus

A verificação é essencial para garantir a aderência e segurança dos veículos. Deve-se calibrar os pneus sempre que possível, essa prática garante um melhor desempenho do veículo e uma maior vida útil para os pneus.

Alinhamento

O alinhamento consiste em configurações para deixar as rodas em linha reta com objetivo de que não haja desvio lateral delas em pista reta. Na situação ideal, o ângulo de inclinação deve marcar zero grau e estas devem estar perpendiculares ao solo e paralelas entre si, formando assim um retângulo.

Manutenção: Recomenda-se que o alinhamento seja realizado dentre 5 mil a 10 mil quilômetros rodados.

Porém, é possível que haja a necessidade de realizar o serviço antes mesmo dessa delimitação. Por isso é muito importante que o motorista esteja atento à alguns sinais da necessidade de se realizar o alinhamento das rodas. Confira quais são eles:

  • Sempre que realizar troca de pneus
  • Quando o motorista sentir o volante puxar para um dos lados ao dirigir
  • Quando os pneus apresentarem desgaste em forma de escamas
  • Se sentir qualquer tipo de vibração no carro
  • Se o volante estiver duro
  • Quando existir um desgaste não homogêneo dos pneus

Esteja atento aos sinais de desalinhamento e siga as recomendações presentes no manual do seu veículo rigorosamente para garantir sua segurança e de todos os passageiros.

 

Revisão de carros na Delta Fiat

A primeira revisão realizada na Delta Fiat oferece mão de obra gratuita. Todos os equipamentos, ferramentas e peças são originais e fornecidos pela Fiat, o que garante a melhor performance e durabilidade do veículo.

Nossos mecânicos são experientes, treinados na fábrica da Fiat com o mais alto nível de especialização e são frequentemente atualizados nas mais modernas plataformas e sistemas desenvolvidos pela marca.

É possível realizar o agendamento online

A Delta faz as revisões mediante agendamento, para que o ato de trazer o veículo para a concessionária seja planejado e mais confortável ao cliente. Além disso, no momento do atendimento, o cliente tem uma previsão do tempo necessário para o serviço e pode programar melhor sua rotina.

Acesse a página de agendamento clicando aqui e traga seu veículo pra gente. Estamos a disposição!

dúvidas para um mecânico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *